Se procura por tapetes com um design elegante único, mas que ao mesmo tempo tenham um toque de antiguidade, então a escolha certa para si são os tapetes tibetanos. Este tipo de tapetes são considerados como uma das mais antigas formas de arte e ofícios do Tibete. Os tapetes tibetanos celebram a simplicidade da vida e a natureza, ao mesmo tempo que são uma imagem de marca da cultura tibetana.
Características dos tapetes tibetanos
A arte de fazer tapetes no Tibete é algo que tem sido transmitido de geração em geração. Até a técnica da confeção do próprio corante usado para tingir os tapetes tibetanos é uma arte cuidadosamente guardada em segredo, sendo os artesãos os únicos conhecedores de todo o processo. Os corantes usados no tingimento dos tapetes são feitos através de minerais e substâncias botânicas derivadas de cascas de frutas, cascas de árvores, raízes e folhas que produzem uma enorme variedade de cores.
O povo tibetano usa este tipo de tapetes para diversas funções, desde uma simples proteção para o chão, a decoração para as suas casas ou até mesmo em cima das suas camas. São também utilizados em cerimónias religiosas nos seus imponentes mosteiros. Hoje em dia, os tapetes tibetanos têm vindo a ser cada vez mais usados como elemento decorativo, quer no chão, quer na parede, graças ao seu elegante design e padrões tradicionais de rara beleza. Deixaram de ser tão usados em mosteiros, mas ganharam sem dúvida lugar de destaque nas nossas casas.
Os tapetes tibetanos são feitos quase exclusivamente à mão, embora hoje em dia seja possível dar os retoques finais através de meios mecanizados. Exibem padrões geométricos ou curvilíneos, sendo os desenhos mais populares os padrões florais e os de animais, como o de tigre. Os tapetes atualmente vendidos como tibetanos são, na sua maioria, produzidos no Nepal e na Índia. Os refugiados do Tibete nesses países, após a invasão chinesa, constituem a maior parte da mão-de-obra dessa produção moderna. Os seus desenhos podem ser reproduções dos padrões clássicos ou então novas criações de design. São considerados como tapetes de alta qualidade principalmente pela lã utilizada na sua tecelagem.
Os tapetes tibetanos possuem cores vibrantes, normalmente de tons vermelhos, laranjas, beijes, amarelos, verdes, azuis e brancos nos seus padrões, e cores como marfim, preto, vermelho, azul e laranja como pano de fundo. São confecionados com fibras naturais, nomeadamente lã de ovelhas locais, conhecida pela sua elasticidade, durabilidade e resistência. Também podem ser feitos com sedas de alta qualidade, famosas pelo seu brilho natural. São por isso a escolha ideal para quem aprecia tapetes feitos à mão de fibras naturais e ecológicas.
Estes tapetes podem transformar totalmente a aparência de qualquer divisão, tornando-se motivo de inveja ou apreciação dos seus convidados. Os tapetes tibetanos são uma arte milenar de tecelagem manual e considerados como um elemento decorativo de luxo, quer seja como tapetes para cobrir o chão ou expostos nas paredes como bonitas obras de arte. Quando bem cuidados e estimados, os tapetes tibetanos podem durante muitos anos, sendo passados de geração em geração.
Gostaria de receber novidades de decoração..obrigada