Os tapetes estão disponíveis nos mais variados estilos, adaptando-se por isso facilmente aos gostos e preferências de cada um, assim como ao próprio estilo de decoração ou tema escolhido para determinada divisão da casa. Estão disponíveis desde o estilo mais moderno, ao mais tradicional, devendo sempre ter em atenção a decoração do espaço envolvente, assim como a qualidade dos materiais com que o tapete é confecionado, o seu tamanho e formato.
Como escolher o estilo perfeito
Dois dos critérios mais importantes a ter em conta aquando da escolha do estilo de um tapete são: ter a certeza que este está de acordo com o seu estilo de vida e que o estilo escolhido revela também os seus gostos pessoais e parte da sua própria personalidade. Na maioria dos casos, o tapete terá uma função específica e perdurará por muito anos no mesmo sítio, sendo por isso essencial que os dois critérios acima descritos se verifiquem ou corre o risco de se tornar numa compra falhada e num investimento deitado para o “lixo”.
Para que o tapete dure por muito anos é necessário, no entanto, ter em conta a sua função e associar esta ao estilo de tapete que mais se lhe adequa. O tapete vai ficar localizado numa zona de maior tráfego de pessoas, como um corredor ou sala de convívio? Existem crianças ou animais em casa? Caso a resposta a qualquer uma destas perguntas seja “sim”, então o estilo do tapete precisa de ser o mais durável e resistente possível, como um tapete sintético moderno ou um tradicional tapete de lã.
Vejamos então alguns exemplos de estilos de tapetes para facilitar a sua escolha:
Tapetes orientais
São intemporais e possuidores de uma rara beleza. Quando autênticos e bastante antigos são considerados por muitos como verdadeiras obras de arte. São raros, delicados e feitos através de fibras naturais e de forma tradicional. Combinam bem com qualquer estilo de decoração, desde o mais moderno ao mais tradicional, criando sempre imponência e harmonia em qualquer ambiente. Tradicionalmente este estilo de tapetes é fabricado na China, Índia, Paquistão, Turquia e Irão. Na imagem seguinte podemos visualizar o efeito que um tapete oriental provoca numa decoração moderna e noutra mais clássica.
Tapetes com pêlo alto
São perfeitos para quartos e espaços de convívio, por serem muito confortáveis para pisar e até, porque não, deitar. São também uma excelente opção para quartos de crianças, servindo como uma superfície confortável para as suas inúmeras atividades e brincadeiras. O seu aspecto torna qualquer divisão mais acolhedora e servem também como um bom isolante para o som. Evite colocar sobre eles móveis muito pesados, já que marcam com o tempo.
Tapetes sintéticos
Os tapetes sintéticos, normalmente de nylon, são muito populares, podendo ser fabricados sob medida em diversos modelos e cores. Por esta razão adequam-se a qualquer ambiente e decoração. São também os mais versáteis e os mais fáceis de limpar. Alguns modelos possuem ainda tratamentos antiácaros e pela facilidade de limpeza, acabam por se tornar na melhor opção para quem tem tendência para alergias ou problemas respiratórios.
Tapetes de fibra natural
Este tipo de tapetes é também muito popular, sendo os de lã, seda, juta e sisal os mais utilizados na decoração de casas. São perfeitos para decorações mais tradicionais ou naturais. Estão disponíveis na sua cor natural ou podem ser comprados já tingidos nas mais variadas cores. Podem também ser feitos com uma combinação de diferentes fibras e não apenas uma.
Tapetes com relevo
Menos comuns, estes originais tapetes são normalmente feitos em nylon. Frequentemente são tapetes de uma mesma cor, apenas com desenhos formados pelas diferenças na altura do pelo. Ficam neutros e interessantes, combinando com qualquer estilo de decoração.