Decorar um apartamento pequeno oferece diversos desafios, mas tudo ainda se complica mais quando falamos de um espaço familiar e de convívio como a sala de estar. Tradicionalmente costuma ser um espaço com mobiliário mais imponente e de maiores dimensões, como aparelhos multimédia, grandes candeeiros, sofás, cadeirões e até mesas para receber convidados.
Mas quando a sala de estar é pequena, conseguir encontrar um equilíbrio entre o que é necessário e o que fica bem no espaço, nem sempre é fácil. Provavelmente não dispõe de espaço suficiente para colocar todos os móveis que gostava. O segredo passa, por isso, por um planeamento cuidado e muita dedicação à decoração.
Neste artigo vamos dar-lhe algumas sugestões de decoração para salas de estar pequenas, sem que seja necessário usar móveis demasiado grandes ou deixar o espaço cheio e desorganizado.
Pense numa temática
Escolher uma temática para a decoração de um espaço é sempre uma boa maneira de começar. Pode focar-se numa cor, padrão ou estilo que goste e orientar toda a decoração nesse caminho. Visite diversas lojas de mobiliário e decoração para se inspirar e perceber que tipo de estilo prefere. Online também irá encontrar diversas ajudas para iniciar o processo de decoração.
Não tenha receio de escolher um estilo de decoração considerado pouco tradicional. O importante é que todos os elementos decorativos combinem entre si e que criem a ilusão de maior amplitude no espaço. Escolha um tema que reflita os seus gostos pessoais e personalidade. A sala de estar é um dos locais do apartamento em que irá passar mais tempo, por isso, se decorar num estilo que não ama, então acaba por evitar usar a divisão.
Escolha das cores e mobiliário
Rapidamente uma sala de estar pequena pode tornar-se num espaço quase claustrofóbico quando está demasiado cheia. Para começar, retire da divisão tudo o que não faz falta. Evite decorar a sala com móveis demasiado grandes que dificultem a passagem e que criem a ilusão de um ambiente ainda mais pequeno do que na realidade é. Quando possível, opte por móveis modulares e organização vertical em detrimento da horizontal, aproveitando de forma mais eficaz as paredes disponíveis.
Em relação às cores, escolha cores para as paredes mais frias e luminosas. Outra sugestão que lhe damos é que pinte o tecto da divisão de uma tonalidade mais clara que as paredes, de forma a parecer que esta é mais espaçosa. Mantenha-se fiel a uma paleta de cores na decoração da sua pequena sala de estar e crie interesse no ambiente através da combinação de tintas mate e brilhantes da mesma cor. Pinte as paredes na pintura mate e use tinta brilhante da mesma cor para a janela e revestimentos das portas e molduras nas paredes.
Acessórios em conta
Jarras, livros, tecidos e aqueles objectos de aspecto invulgar que adquiriu ao longo das suas viagens ou feiras de artesanato, utilize-os para personalizar a divisão. Não limite as molduras apenas a fotografias. Use a sua imaginação e decore a sala de estar com acessórios originais. Poupe algum dinheiro utilizando acessórios que já possui em casa ou que encontra com bons descontos em feiras e saldos. Lembre-se que pode sempre reciclar algum item que não goste e dar-lhe assim uma nova vida.
Os livros são acessórios muito úteis porque dão aos seus convidados e a si próprio a oportunidade de interagir e aprender alguma coisa. Pequenos jogos familiares e de convívio, como quebra-cabeça japoneses também funcionam muito bem como acessórios interativos e atraentes para salas de estar.
Tenha é sempre o cuidado de não utilizar excessivamente acessórios por tudo o que é canto. Como a sala de estar é pequena demasiados acessórios podem tornar o espaço demasiado cheio e claustrofóbico.
Arrisque, ouse e crie uma decoração única para a sua sala de estar pequena!
Gostaria de saber se vcs fazem orçamentoS no bairro de Olaria Rio de Janeiro?
TUDO QUE VI E LI É SIMPLESMENTE ENCANTADOR!!!! PARABENS
-0
amei as dicas
adorei…muita iamginação..
muito boa dica muito obrigada