Conforme as crianças crescem e tornam-se adolescentes, as necessidades mudam. Mas não é só isso. Os pais também precisam trocar a decoração dos quartos, já que o quarto antes amado passa a ser ignorado pelos adolescentes. Saiba como fazer a decoração de quartos para jovens e como refletir a personalidade do seu filho sem ficar muito radical.
A decoração e os adolescentes
Ao chegar na adolescência, é normal que os jovens comecem a se rebelar, mudem a personalidade temporariamente e comecem a experimentar coisas novas. E quando não estão em casa, os jovens estão em seus quartos, que são considerados verdadeiros refúgios.
O problema é que a decoração do quarto de criança já não está adequada ao adolescente e pode ser que este jovem queira ter uma decoração mais radical e transgride aquilo que os pais desejam. Mas é possível conciliar ambas as partes. Basta tentar acrescentar elementos relacionados à vida dos adolescentes e associar a móveis práticos e outros elementos funcionais. Por exemplo, se o seu filho adora música, coloque alguns itens relacionado a essa paixão do jovem. Já em relação aos móveis práticos, ter um banco que possua um espaço interno ou um puff diferente, faz toda a diferença na decoração de quartos jovens.
Quanto aos materiais, evite colocar algo de difícil manutenção ou que estrague facilmente. Neste momento da vida do jovem, o melhor é optar por móveis em fórmica, colocar capas nos estofados, pintar as paredes com tinta lavável, etc. Lembre-se que o adolescente costuma gostar de rabiscar, desenhar ou escrever coisas que são importantes naquele momento.
Permita que o jovem se expresse por meio das cores, mas tente manter um espaço com cores neutras. A base deve ser em tons de branco, preto e cinza, mas colocar elementos coloridos é uma boa alternativa. Você pode, inclusive, pedir a ajuda do seu filho para que ele acrescente detalhes de que gosta. Usar adesivos, grafites, quadros ou painéis também pode ser bom, desde que esteja em harmonia com o ambiente e não fique exagerado.
Muitas meninas adoram fotos. Se a sua filha é assim, deixe-a ter uma foto sua num quadro grande ou painel ou, pelo menos, porta-retratos menores com várias fotos dela e das amigas. Os adolescentes adoram tirar fotos e eternizar os momentos que consideram ser os melhores de sua vida. Por isso, deixe-a extravasar a sua personalidade.
Finalize a decoração do quarto para o seu jovem com boa iluminação. Apostar nos dimmers pode ser uma alternativa interessante. Se você quiser escolher algo mais simples, iluminárias, luzes indiretas ou spots são escolhas perfeitas. Mesmo oferecendo uma iluminação indireta, resolvem o problema de o quarto ficar fechado em boa parte do tempo – coisas que todos os adolescentes fazem, em maior ou menor medida. Assim, o quarto continua iluminado e não há problemas com o escuro.
Não se esqueça, porém, que a primeira atitude é conversar com o seu filho para decidir que tipo de decoração é melhor. Como esta fase da vida é importante e um pouco complicada, deixá-lo sentir-se parte desse momento e sentir que o quarto tem a sua cara é a melhor coisa a se fazer.