A contratação de um decorador de interiores pode tornar-se numa grande ajuda para quem pretende transformar a decoração do seu apartamento. Com o auxílio de um profissional especializado nesta área é possível conferir a qualquer espaço uma atmosfera mais convidativa, acolhedora e, que acima de tudo, reflita a personalidade e gostos pessoais do proprietário.
Infelizmente, para algumas pessoas, a tarefa de escolher o decorador de interiores mais adequado para levar a cabo a decoração que pretendem pode ser tão assustador e complicado como a própria tarefa de decorar em si.
Torna-se por isso fundamental que coloque algumas questões aos diversos decoradores de interiores em que está interessado, de forma a encontrar a pessoa certa para elaborar o projeto dos seus sonhos.
Portefólio
Peça sempre para visualizar o portefólio do decorador, pois não faz sentido que contrate um profissional com o qual não se identifica em termos de estilo de decoração. Embora provavelmente não encontre exatamente o que você imagina para o seu apartamento no portefólio do decorador, a estética seguida pelo profissional deverá combinar com os seus próprios gostos, devendo posteriormente o decorador ser capaz de elaborar um projeto e conjugar as suas ideias e sugestões em algo que atenda às suas necessidades. Certifique-se que os trabalhos que visualiza no portefólio são projetos elaborados na totalidade pelo decorador e não apenas projetos em que terá colaborado em conjunto com outros decoradores mais experientes.
Formação e experiência
Mesmo tendo visto já o portefólio e as credenciais do decorador de interiores, tente também averiguar há quanto tempo o decorador tem vindo a desenvolver este tipo de trabalho a nível profissional. Certifique-se que o profissional tem alguma experiência e formação no estilo de decoração que pretende, pois poderá não estar interessado em contratar alguém que trabalha há pouco tempo nesta área. Tenha no entanto em conta que um decorador que teve formação especializada e que não é apenas um auto-didacta ou apenas alguém que se interessa pelo mundo da decoração irá certamente cobrar mais pelos seus serviços.
Orçamento
Peça sempre por um orçamento para a decoração da casa que pretende e pergunte ao decorador se é possível levar a cabo um projecto dentro deste mesmo orçamento. Lembre-se que o projeto deve estar sempre de acordo com os seus gostos e preferências, mas que deve cumprir este orçamento previamente estipulado. Desta forma assegura que sabe exactamente o dinheiro que vai ser necessário para levar a cabo o projeto de decoração.
Serviços disponibilizados
Questione o decorador sobre os serviços disponibilizados por este. Precisa de certificar-se que sabe exatamente o que o decorador de interiores está disposto a fazer ou não. Lembre-se que estes profissionais também podem ter algumas limitações, sendo necessário a colaboração com outro tipo de profissionais para finalizar o projeto. Alguns decoradores de interiores trabalham frequentemente com a mesma equipa de construção. Certifique-se que sabe com alguma antecedência se é esse o caso, de forma a saber se será necessário ou não contratar mais pessoas para o projecto de decoração e qual será o orçamento desta contratação extra.
Olá. Tenho uma casa, na zona do alentejo, toda ela rustica. Quero fazer obras na cozinha onde já existe uma bancada feita em alvenaria. Gostava de ter mais ideias para como fazer outra bancada e se punha ou não azuleijos na cozinha toda. A cozinha também tem uma lareira. Fico à espera de algumas ideias.
Obrigada.
Oi tenho uma dúvida com o meu quarto de casal.Vou fazer um quarto bem rústico na chácara,na parede de cabeceira estou pensando em colocar pedras rústicas claras,e no restante das paredes devo colocar cerâmicas imitando pedras ou cerâmicas imitando tijolos aparentes?O quarto é pequeno,o forro é de madeira envernizada e o piso é de taco.,esperando ser atendida desde já agradeço