A planta Aloe é uma das plantas para decoração cujo cultivo se torna muito fácil. Pode crescer dentro do apartamento, em qualquer divisão, ou ser plantado no exterior em climas áridos. O Aloe é uma planta conhecida pelas suas utilizações em produtos na área da saúde e cosmética, embora apenas uma pequena parte das espécies desta planta contenham realmente essas propriedades medicinais. O Aloe Vera é uma das mais populares à qual se atribui todo o tipo de benefícios.
Origem e características do Aloe
A planta Aloe tem origem no norte de África, embora cresça bem em qualquer clima mais árido. Possui algumas folhas grossas e compridas, de cor verde acinzentada, com pequenas protuberâncias brancas nas bordas. Quando as folhas são cortadas deixam escorrer um suco viscoso, amarelado e muito amargo. Pode atingir até um metro e meio de altura, quando a planta chega à maturidade, entre os dois e os cinco anos, e em alguns casos poderá inclusive produzir flores de cor amarela ou alaranjada. A “aloina”, ingrediente que se encontra nas suas folhas, é muito utilizado na indústria cosmética para proteger contra queimaduras.
Luz natural
O Aloe necessita de muita luz natural para que cresça de forma saudável, embora luz solar demasiado intensa possa danificar as folhas da planta. Proporcionar um pouco de sombra nas horas de luz mais intensa vai prevenir que as suas folhas fiquem queimadas e com manchas de cor acastanhada. Se possível coloque-a numa zona do apartamento que tenha muita luz, mas indireta. Durante o inverno, o Aloe não deverá ficar perto da janela devido às baixas temperaturas, um dos seus principais inimigos. A temperatura ideal deverá encontrar-se entre os 5º C e os 30 ºC.
Terra e fertilizante
A melhor altura para semear Aloe é na primavera. Prefere solos arenosos, mas bem drenados, não exigindo por isso muita água. Pode ser multiplicada por separação dos rebentos laterais. O solo ideal deverá conter uma mistura de areia, terra vegetal e perlite. No mercado encontra-se já disponível terra preparada e especifica para catos que também garante bons resultados. Quando a planta atinge a idade adulta, deve-se utilizar fertilizante para plantas uma ou duas vezes durante o verão.
Rega
A planta de Aloe tem a capacidade de armazenar água nas suas folhas, pelo que não precisa de ser regada muito regularmente. Na realidade, água em excesso poderá levar inclusive ao seu apodrecimento. Deverá rega-la unicamente quando a terra se apresentar seca. No inverno, regue quando vir que a terra está muito seca, no máximo uma vez por mês. Na primavera e no outono a rega poderá ocorrer duas vezes por mês, enquanto que no verão deverá ter mais atenção ao solo devido às elevadas temperaturas e evaporação da água. Quando possível utilize para a rega água filtrada ou da chuva, uma vez que assim o Aloe cresce melhor.
Transplante
Uma planta saudável de Aloe cresce rapidamente e produz muitos rebentos. Caso a planta tenha crescido demasiado para o vaso em que está plantada então é hora de começar a pensar em replanta-la. A mudança de vaso deverá ocorrer a cada dois ou três anos, conforme a planta for crescendo. Vasos de barro são mais benéficos para o crescimento do Aloe do que vasos de plástico, uma vez que são porosos.
O transplante deverá ocorrer sempre na primavera. Após mudar o Aloe de vaso, este deverá ser abundantemente regado. De preferência coloque a planta num local quente para ajudar à fixação das raízes no novo solo. Caso o transplante seja feito através de um rebento, deverá deixar as feridas cicatrizar durante pelo menos duas semanas antes de proceder à primeira rega, de forma a evitar que se criem fungos.
O Aloe é uma das plantas para decoração de manutenção mais fácil e que poderá manter de forma saudável no seu apartamento. É uma planta muito conhecida pelas suas propriedades medicinais, mas que também apresenta uma beleza exótica capaz de criar cor em qualquer ambiente de decoração. O Aloe é uma planta simples que requer pouco trabalho para se manter saudável e que oferece inúmeros benefícios. Poderá encontra-la em qualquer loja especializada em plantas ou até mesmo em grandes superfícies.
LEIO COM AGRADO,POIS É MUITO ÚTIL TODA
A INFORMAÇÃO ,AUMENTANDO NOSSO CONHECIMENTO.
Muito obrigado pelas informações úteis que me têm enviado, é muito importante porque aumenta o meu conhecimento, e posso pó-las em prática. É uma maravilha, quando fazemos as coisas ao nosso gosto, com ideias maravilhosas. sentimo-nos bem e ficamos felizes.
Adorei o artigo,obrigada.
Amei as dicas, como gosto de cultivar plantas, foi bastante útil, pois sempre é bom estar informada sobre os cuidados com as mesmas. Obrigada.
gostei pois é muito aconchegante ter plantas em casa.
Gostei muito. Não costumo ter plantas de interior, pois falta-me green finger, e acabam por morrer e eu ficar muito triste. Parece-me de manutenção simples, e assim, penso que vou experimentar. Grata pelas dicas úteis.