A amarilis é uma das plantas que melhor se adapta ao interior do apartamento e o seu cultivo em vasos tornou-se muito popular em todo o mundo. Com os cuidados adequados a amarilis dá flores grandes, muito vistosas, com folhagem que pode manter-se até durante o inverno. É uma planta de rara beleza, mas que quase não dá trabalho. Neste artigo mostramos-lhe o que precisa de fazer para que a amarilis se mantenha bela e dure vários anos.
Origem e características da amarilis
A amarilis pertence à família das Amaryllidaceae, de nome científico Hippesastrum. É uma planta originária do centro e do sul da América, havendo diversas espécies que produzem flores das mais diversas cores. Apresenta flores agrupadas em hastes florais e folhas verdes e compridas que surgem a seguir à floração, embora às vezes possam surgir na mesma altura. A época ideal para plantar os seus bolbos é no Inverno, para que dêem flores em apenas algumas semanas.
Cultivo e transplante
Para a cultivar opte por vasos de dimensões um pouco maior que o bolbo, de forma a favorecer o seu crescimento. Coloque o bolbo no substrato, de forma a ficar coberto em dois terços, tendo o cuidado de deixar a parte superior ao ar. Deverá ainda colocar uma camada de areia para que se dê uma boa drenagem. Deverá ser regada uma vez por semana, até que a planta floresça.
Bolbos maiores produzem flores maiores, podendo chegar a medir até 20 cm de diâmetro dependendo da sua variedade. Flores de espécies anãs, irão dar, naturalmente, flores mais pequenas. A amarilis Belladona, também conhecida como açucena rosa, é conhecida por dar flores muito grandes e apresentar um bolbo mais robusto e maior que as restantes.
Para que os bolbos durem durante vários anos é recomendável que os transplante a cada três ou quatro anos, mas lembre-se que não precisa de usar vasos muito grandes para os colocar.
Pode multiplicar estas plantas cortando o bolbo em gomos e plantando-os em diferentes vasos. Em alternativa, pode separar os pequenos bolbos que nascem à volta do grande e planta-los separadamente. Se preferir pode ainda adquirir sementes de amarilis e plantar, embora o processo de crescimento seja mais demorado.
Cuidados essenciais
A amarilis cresce melhor em temperaturas amenas, não suportando temperaturas inferiores a 6ºC. A temperatura ideal para o seu desenvolvimento saudável situas-se na média dos 18ºC, enquanto está em flor, período em que também necessita de bastante luz, embora não direta. Deverá mudar a planta para um local mais escuro e seco quando caírem as suas flores.
Regue a planta por baixo, pois se se molham as flores ou folhas poderá apodrecer. Deve ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas mais frias.
Desde que começa a floração até perder as folhas, a amarilis necessita de adubo liquido para plantas de flor a cada duas semanas. Lembre-se de incluir ferro e magnésio para o seu desenvolvimento.
A Amarilis vermelha, é das flores que adoro. Flor robusta mas de uma beleza impar.
A mãe de guto adora plantas bonitas
Comprei uma hoje e estou pesquisando sobre os cuidados a ter. Ela é linda!!!
Gostaria de saber como proceder,pois meus amarilis ja floriram este ano,estao em um vaso grande,com muitos bulbos e folhagem,ficam no exterior da minha casa,num lugar que levam o sol da manha.atenciosamente luzia
Tenho um vaso com amarilis, este ano floresceu, foi a coisa mais linda!!!!!no mesmo vaso deu flores vermelhas e roseas, fiquei encantada.Agora o vaso esta cheio de bulbos, e muita folhagem como proceder.
Comprei uns bulbos de amarillis.Já floriram muito lindas as vermelhas.Agora como devo fazer qdo pararem de florir? Devo deixar os bulbos enterrados e aguando de vez em qdo? ou devo retira-los da terra e guardar em local fresco e seco.Qual o procedimento correto?Estou muito em dúvida,pois ja vi várias opiniões de como conserva-los apos a floração.Alguém poderia me aconselhar?
Obrigada.
AMARILIS É LINDA.. PENA QUE TENHO SÓ BRANCA COM MIOLO VERMELHO E VERMELHA COM O MIOLO BRANCO !!!
Ganhei um vaso com amarilis no dia da Mulher, veio com flores lindíssimas e já nasceu outro bulbo que já está florescendo novamente. É muito linda.
muito linda, eu gostaria de saber como cortar o bulbo para fazer outras mudas,estou querendo um bulbo da amarela e da branca se puder me envia pelo correio eu compro.
linda adoro flores
Amarilis, assim como tulipa, azaléia e bico de papagaio são tóxicas para animais, então fica a mesma recomendação de sempre: manter longe dos bichinhos de estimação.
Causam vômitos, náuseas, sialorréia (animal baba muito), tenesmo (dificuldade em defecar), anorexia.