Hoje em dia existem tapetes para todos os gostos e carteiras, dos mais variados modelos, formatos, cores e estilos.
Entre os tapetes mais duráveis e resistentes encontram-se os tapetes para exterior, feitos para aguentarem até as mais adversas condições. No entanto, também os tapetes para exterior precisam de alguns cuidados essenciais para se manterem limpos e nas melhores condições.
Aprender sobre como limpar e cuidar de tapetes para exterior pode ajudar a garantir que o seu tapete permanece o mais bonito possível e também que dure por muitos anos.
Precauções
Para que os seus tapetes para exterior se mantenham bonitos por mais tempo, deve começar logo por ter algumas precauções simples. A solução está em evitar sujidade e gordura de ficar sobre o tapete, em primeiro lugar. Em estações do ano em que o clima seja mais adverso, a opção ideal para os manter nas melhores condições é simplesmente enrolar o tapete e armazená-lo num local onde esteja protegido de chuva e humidade, ou até excesso de luz solar.
Se o tapete se encontrar logo à entrada da casa, mantenha mesmo assim um pequeno tapete de entrada antes deste, para que quem entre possa esfregar os sapatos. Desta forma a sujidade irá ficar no tapete de entrada e não no seu bonito tapete para exterior, facilitando posteriormente a limpeza deste.
Limpeza de tapetes
Este é provavelmente o passo mais simples e um dos mais importantes para limpar e cuidar dos seus tapetes e pode, inclusive, ser feito diariamente para evitar a acumulação de sujidades, sempre que entra e sai de casa. Qualquer detrito que possa ser apanhado, como folhas, ervas ou pedras que fiquem em cima do tapete, devem ser removidas da sua superfície. Em determinadas épocas do ano, por exemplo no Outono, em que existe maior acumulação destes detritos, deverá ter cuidados redobrados. Ao remover estes detritos vai prevenir o apodrecimento, bolor na superfície do tapete ou outro tipo de contaminações.
Quanto a uma limpeza mais a fundo, leia atentamente a etiqueta com as instruções do fabricante. Lembre-se que os tapetes para exterior podem ser feitos de inúmeros materiais diferentes, sendo por isso essencial que saiba qual a melhor forma de limpeza para o tipo de material com o que o seu tapete foi feito.
Tenha também em atenção se o tapete tem algum tipo de protecção por baixo. Se tiver, tenha cuidado de verificar se a técnica de limpeza que vai usar é a mais indicada, de forma a não ensopar em demasia esta protecção, pois pode levar muito tempo a secar.
Se possível limpe o tapete numa zona inclinada, pois vai poder usar uma mangueira para facilitar limpeza e a água vai escorrer do tapete naturalmente devido à inclinação.
Faça uma solução de limpeza com um pouco de sabão neutro e água e limpe cuidadosamente e sem aplicar muita pressão a superfície do tapete, dando especial atenção às áreas mais sujas ou com nódoas. Utilize uma escova de fibras médias para esfregar a solução no tapete. De seguida, enxague todo o tapete com água limpa, com a ajuda de uma mangueira, e coloque o tapete a secar ao sol. Vire o tapete ao contrário posteriormente para secar igualmente dos dois lados.
Deixe sempre os tapetes para exterior secarem bem antes de os colocar novamente no seu lugar.