A seda é uma fibra forte, resistente e muito utilizada para fazer bonitos tapetes. No entanto, nem sempre é fácil manter tapetes de seda limpos e nas melhores condições. Esta limpeza deve de obedecer a alguns critérios importantes. Uma das principais razões para alguma cautela reside no fato dos tapetes de seda serem bastante caros, especialmente os mais tradicionais e antigos. Podem também ficar facilmente danificados, quando os métodos de limpeza utilizados não são os mais adequados.
Para os manter sempre bonitos e nas melhores condições, a melhor estratégia é a prevenção, sendo boa ideia protege-los o mais possível do desgaste e danos variados.
Erros frequentes de limpeza
Um pequeno erro na limpeza de um tapete de seda pode arruinar a sua beleza para sempre ou, em alternativa, custar muito dinheiro na reparação do dano causado. Aqui ficam algumas dicas para manter tapetes de seda sempre bonitos e para evitar estes erros comuns na limpeza.
Aspiração
Aspirar um tapete de seda pode não ser uma tarefa tão simples como à primeira vista parece. Basta o tapete ser aspirado da forma errada para ficar irremediavelmente danificado ou resultar numa dispendiosa reparação. Um aspirador eléctrico demasiado potente pode danificar as delicadas fibras do tapete, torcendo e puxando os seus nós e fibras. Lembre-se também que deve evitar aspirar as suas franjas.
Limpeza a seco
Muitos produtos de limpeza publicitam erradamente que são capazes de limpar tapetes feitos com qualquer tipo de material. O problema reside no facto da maioria destes produtos fazer uso de químicos demasiado agressivos para conseguir remover eficazmente nódoas e sujidades.
Os químicos utilizados na limpeza a seco podem danificar as fibras de um tapete de seda, desbotar as suas cores e até deforma-lo, por isso certifique-se que os produtos usados são os mais indicados para aplicar em seda.
Limpeza de manchas
A maioria das soluções de limpeza poderá danificar um tapete de seda e até mesmo a água pode danificar o tapete se não for usada correctamente. Se precisar de limpar uma mancha, faça uma mistura com apenas uma gota de detergente neutro e um copo de água num borrifador.
Borrife esta mistura primeiro num pano limpo e de seguida dê pequenas pancadinhas na zona com a mancha. Não molhe a zona afetada ou aplique qualquer sabão ou material de limpeza diretamente no tapete. Se a tentativa de remoção da mancha falhar, considere consultar a opinião de uma empresa ou profissionais especializados na limpeza de tapetes de seda para conseguir uma remoção mais eficaz.
Lavagem na máquina
Se o objectivo for arruinar por completo um tapete de seda, então a lavagem na máquina é a opção perfeita. Os programas agressivos de uma máquina de lavar roupa vão danificar permanentemente as delicadas fibras do tapete. Como se a grande agitação a que o tapete de seda é sujeito, dentro de uma máquina de lavar, não bastasse, a própria água por si só já seria capaz de o danificar irremediavelmente, uma vez que as cores com que o tapete foi tingido provavelmente iriam acabar por desbotar.
Em resumo, o que realmente aconselhamos para a limpeza de tapetes de seda é que evite estes erros frequentes e que, em alternativa, procure consultar empresas e profissionais especializados na limpeza deste tipo de tapetes. Desta forma conseguirá melhores resultados e terá a garantia que os tapetes vão manter a sua beleza, cores e formato original.