O estilo eclético de decoração combina uma variedade de influências e períodos para criar um todo pouco convencional e, acima de tudo, muito pessoal para o proprietário da casa.
Neste estilo a palavra de ordem é “liberdade”, não existindo a exigência de se limitar a uma única corrente de decoração, mas sim a possibilidade de experimentar com uma variedade de peças de diversos períodos e estilos. Por outras palavras o ecletismo é a mistura de estilos.
As casas decoradas segundo esta visão eclética são unificadas através de cores, formas e texturas. Móveis e acessórios de diferentes estilos podem ser assim um reflexo da personalidade e individualidade dos proprietários, quando a decoração é bem feita e o visual final coerente.
Cores
A cor é de extrema importância no estilo de decoração eclético, uma vez que é através desta que toda a decoração pode ser unificada, com peças de cores similares, agrupadas em conjunto. Por exemplo, móveis de estilo mais tradicional, em madeira de tonalidades mais escuras podem ser facilmente combinadas com mobiliário e acessórios de inspiração asiática, também de tonalidades semelhantes ou que se complementem.
A decoração de cada divisão da casa pode facilmente fazer a junção entre itens contemporâneos e outros antigos, criando desta forma uma decoração eclética, mas em que cada peça tem um significado especial para o proprietário. Por exemplo, para que todos os diferentes itens combinem entre si pode optar por ter cores suaves e neutras como pano de fundo, que depois combina com pequenos toques de cores mais vibrantes para “apimentar” um pouco a decoração e dar-lhe maior profundidade e interesse.
Tecidos e texturas
Numa decoração em estilo eclético opta-se por uma infinidade de tecidos, quer estes primem pela diferença de cores, texturas ou até uma combinação de ambos. Escolha um esquema de cores de acordo com os seus gostos pessoais e preferências, tendo como base os tons neutros, e adicione detalhes de cores sólidas ou texturizadas, como padrões,diferentes materiais ou franjas. Lembre-se que é esta combinação entre os diferentes elementos e estilos, assim como toda a liberdade para escolher os itens que irão fazer parte da decoração, que definem o estilo eclético. Contudo, não caia em exageros. Tenha o cuidado de criar um elo de ligação entre cada peça, quer seja pela textura, cor ou até significado que cada uma tem para si.
Função da divisão
Cada divisão deve ainda ser decorada a pensar na função que precisa de desempenhar. Cadeiras estofadas numa disposição assimétrica conferem um visual mais casual a uma descontraída sala de estar. Velas, peças de artesanato e outras artes ajudam a dar ao quarto um ambiente calmo e muito pessoal, sendo que as paredes podem ser pintadas de uma cor relaxante, como azul, para criar harmonia entre todos os elementos decorativos. Cores fortes, decorações e móveis de linhas mais simples e lineares dão o mote para “tempo para o trabalho”, num espaço tão importante como o escritório da casa, por exemplo.
adorei!!essa decoração ecletica muito alegre, moderna e acolhedora muito bom gosto!
belíssimas dicas. Tudo é possível e pode resultar bem. Haja bom senso e bom gosto! Obrigada.
tudo que é feito com praser fica belo ainda maiscom bom gosto do simples ao sofisticado
Gostei muito das dicas, estimula a criatividade para outras ideias.