A escolha das cores para a decoração do apartamento é de extrema importância, uma vez que vai influenciar as emoções que sentimos em cada divisão. Por isso, é fundamental que tenhamos alguns conhecimentos básicos da psicologia das cores e dos seus significados, de modo a fazermos a escolha acertada, mas também aquela que tenha mais a ver com a nossa personalidade e com o que pretendemos para a nossa casa.
Antes de escolher a cor para o apartamento é importante ter em conta as características do ambiente, saber qual vai ser a sua função e qual a sensação que pretendemos transmitir a quem nele entra. Respondendo a estas questões torna-se mais fácil escolher a tonalidade a aplicar nas paredes ou até mesmo em todos os artigos complementares de decoração, criando um ambiente harmonioso e convidativo.
Vamos então ficar a saber um pouco mais acerca de algumas cores e das suas combinações.
As cores primárias
São três as cores primárias na roda de cores: o vermelho, o amarelo e o azul. São primárias pois são cores que existem por si próprias, não sendo reproduzidas através da mistura de cores. No entanto, podem ser suavizadas e transformadas em diferentes tonalidades com a mistura de branco e preto, por exemplo.
Vermelho
O vermelho é uma cor viva e quente capaz de criar grande impacto onde quer que a use, uma vez que é um forte estímulo tanto para a mente como para o corpo. É a cor perfeita para ser utilizada num quarto onde queira transmitir muita energia ou criar um ambiente de sedução e romance. Em espaços de refeição pode estimular o apetite.
Amarelo
O amarelo é também uma cor que transmite calor e energia. Está associada ao sol e à alegria. O amarelo é uma das cores mais populares para cozinhas e combina na perfeição com tons quentes como o laranja e o vermelho, assim como cores mais escuras como o elegante preto.
Azul
O azul faz-nos lembrar do céu e do mar. É uma cor que também traz calma e um efeito relaxante a qualquer divisão, sendo por isso perfeita para espaços partilhados como uma sala ou para espaços de repouso como um quarto. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e agradáveis.
As cores secundárias
As cores secundárias são feitas a partir da mistura de iguais quantidades de pares de cores primárias. Por exemplo, vermelho e amarelo para fazer laranja, amarelo e azul para fazer verde, azul e vermelho para fazer violeta.
Laranja
O laranja é uma cor bastante acolhedora e convidativa para qualquer divisão do apartamento. Torne-o mais suave e fácil de combinar com a decoração envolvente se usar tons mais claros, como pêssego. O laranja está associado à vida e à saúde. Estimula o apetite e transmite-nos vitalidade e energia.
Verde
O verde simboliza a harmonia, a regeneração e o equilíbrio. Transporta-nos para a natureza e para a sua serenidade, mas pode ser também usado para dar nova vida a qualquer divisão do apartamento. É uma excelente cor para ser utilizada em escritórios ou na sala, pois não cansa os olhos.
Violeta
O violeta é uma cor arrojada e talvez não seja a mais indicada para os que gostam de ambientes discretos. Contudo, também é uma cor que transmite bastante elegância, podendo ser suavizada em combinação com outras cores como o amarelo ou um laranja. É ideal para uma decoração única e original no seu apartamento.
Adorei
Dei atenção à simbologia e influência cromática. Os exemplos são de muito bom gosto. Alegres, harmoniosos, luminoss e belíssimos. Parabéns.
Tenho apreciado sobejamente as ótimas postagens. Parabéns à equipe! Meus agradecimentos pelas excelentes dicas.
gostei, para uma sala com decoração em tons de cinza e preto, que cores é que eu devo pintar as paredes
Gostei