Escolher um esquema de cores para a decoração de cada divisão não é aparentemente tão simples como parece.
Existem diversos fatores que é preciso ter em consideração, como o estilo de decoração, os seus gostos pessoais, o tamanho do quarto e outros pormenores relevantes para o planeamento da decoração do espaço.
Mas, este artigo não fala sobre a escolha das cores. Vamos sim ajudá-lo a evitar alguns erros no uso dessa mesma cor na decoração. Nesta fase da escolha da cor, alguns erros são mais habituais que outros e, por isso, é importante que saiba como evitá-los desde o início para conseguir que a divisão fique bem decorada.
Seguem-se algumas dicas de como evitar erros no uso de cor.
Normalmente, não damos a devida importância à luminosidade dentro da divisão, quando escolhemos a cor para as paredes. No entanto, a iluminação é um dos fatores mais importantes de qualquer espaço. Por isso, nunca se esqueça de a ter em consideração no momento em que faz o planeamento do esquema de cores a utilizar na decoração. A luz dentro da divisão vai variando ao longo do dia e, sendo assim, deve observar como determinada cor se comporta durante as diferentes fases do dia. O ideal é que pinte uma pequena amostra da cor na parede e analise as diferentes nuances que vai ganhando com a diferença de intensidade da luz.
Outro erro bastante comum, e que muitas pessoas costumam cometer durante a escolha das cores, é olhar para o bege como a única cor neutra disponível na decoração. Na verdade, qualquer cor pode ser considerada neutra, dependendo da tonalidade escolhida. O fundamental é que a tonalidade escolhida seja o equilíbrio entre o tom mais quente e frio. Ou seja, o neutro é o tom que se encontra no meio.
Evite escolher primeiro as cores para as paredes. Existem muitas cores e tonalidades por onde pode escolher. Alguns decoradores aconselham que a escolha das cores para as paredes seja deixada para uma etapa mais avançada da decoração. Isto deve-se ao facto de ser mais difícil encontrar um sofá que combine com a cor da parede que já escolheu, do que escolher posteriormente uma cor que combine com o sofá e restantes elementos decorativos que já possui. A menos que opte por uma cor neutra, escolher primeiro as cores para as paredes pode limitar as suas opções e escolhas futuras.
Cada cor é única e tem a sua beleza. Se na sua casa não conseguem chegar a um consenso acerca de qual a melhor cor para a decoração de determinada divisão, então tentem arranjar um equilíbrio através da combinação das diversas opções. Inclusive, a decoração fica mais vibrante e interessante quando são usadas diversas cores. O segredo está em combiná-las da forma adequada, para que não choquem entre si.
ÓTIMAS DICAS PARA A DECORAÇÃO DO SEU APARTAMENTO OU DA SUA CASA.
adoro essas materias
amei , curtido estas fotos. Nada se cria, tudo se copia. Obrigado amigos.
Estou nessa briga, meus Deeeus. Minha cabeça ta em curto. Tenho a casa toda pra pintar e não consigo me decidir. Mas, agora com essa dica de deixar por último as cores da parede, me deu um alívio.Amei a dica.