Os espaços exteriores da casa são uma excelente oportunidade para aproveitar de bons momentos de diversão e serenidade.
Uma varanda nos andares superiores pode até ser como um verdadeiro oasis relaxante, para o qual ansiamos voltar após um stressante dia de trabalho.
Contudo, nos prédios urbanos, estes são espaços frequentemente pequenos e que impõem bastantes limitações de espaços. Não deixa de ser possível, contudo, decorá-los de forma agradável e repleta de conforto.
Seguem-se algumas dicas para decorar pequenas varandas.
O truque consiste em maximizar o mais possível todo o espaço disponível. Deve aproveitar ao máximo cada centímetro disponível, de forma eficiente.
Para conferir ao espaço uma atmosfera agradável, não utilize mobiliário e acessórios em excesso, que podem levar a que a varanda pareça demasiado cheia. Adicionar apenas algumas cadeiras confortáveis, uma chaise-lounge, alguns acessórios decorativos e uma pequena mesa pode ser tudo o que precisa para tornar a sua varanda mais acolhedora.
Sendo as varandas um prolongamento do espaço já disponível no interior do apartamento, são locais perfeitos para manter plantas que apreciem luz solar directa.
As plantas são sempre uma excelente escolha para dar mais vida a qualquer espaço e a varanda não é exceção.
Estão disponíveis em diversos tamanhos, pelo que deverá escolher a que melhor se adaptar às limitações de espaço de uma varanda pequena.
Tenha ainda em atenção as suas características. Algumas plantas exigem luz solar direta, enquanto outras preferem a meia-sombra ou até sombra total.
Se preferir, pode optar por um tema específico. Estilos de decoração sempre populares são: o estilo rústico, o moderno, o clássico, o oriental, o romântico e até o retro.
No entanto, não precisa de se cingir a um estilo único. Porque não combinar diferentes elementos dos seus estilos favoritos? Por exemplo, pontos específicos das tendências que mais gosta, desde que a harmonia entre os elementos seja mantida.
A criatividade e imaginação são o seu limite. Faça uso de objectos coloridos e com padrões para dar mais vida e irreverência a um espaço que se pretende bastante luminoso e acolhedor.
Por exemplo, pode optar por decorar a varanda com mobiliário e tecidos em tons mais arrojados, como azuis, verdes e rosas, que dão um toque de criatividade e personalidade ao espaço.
Se o espaço o permitir, então coloque uma mesa para refeições no exterior, criando assim uma área que irá adorar usar naqueles dias de bom tempo e que pedem um pouco de ar livre. Um pequeno sofá ou chaise-lounge são a opção ideal para momentos de maior descontração.
Acima de tudo, para decorar pequenas varandas tenha em conta o aproveito eficiente de cada centímetro de espaço, mas também os seus gostos pessoais e o estilo de decoração que pretende.
Adorei estes recantos tão bonitos e aconchegantes. Parabéns.
Lindas estas varandas.
Ideias muito giras, bom gosto.
SÃO ACONCHEGANTES E DE BOM GOSTO. AMEI!
Espaço agradável! lindo!
adorei as dicas…
Tudo o que queria!
Quem nao gosta das coisas bonitas? Até eu que sou mais boba.
Maravilhoso…