O tapete vermelho sempre foi sinónimo de glamour e sofisticação. Muito usado em eventos de celebridades, o vermelho é considerado por muitos como uma cor associada ao luxo, sucesso e estratos sociais elevados.
O tapete vermelho foi inicialmente mencionado numa das primeiras peças gregas como “revestimento para piso destinado a deuses”. Desde então os tapetes vermelhos têm vindo a tornar-se cada vez mais populares, não só em importantes ocasiões sociais, como também na decoração das nossas casas. Os tapetes vermelhos tornaram-se, hoje em dia, num símbolo de moda, de sucesso e de classe.
Podem ser feitos de inúmeros materiais, naturais ou sintéticos, de variados modelos e para todas as bolsas. Decorar com carpetes e tapetes vermelhos é uma aposta ousada e original que vai transformar toda a decoração do ambiente, por isso deverá ter alguns cuidados para que exista harmonia entre os diferentes elementos decorativos presentes na divisão.
Neste artigo vamos fornecer-lhe algumas dicas para decorar com carpetes e tapetes vermelhos, de forma a conseguir um ambiente glamoroso, mas também agradável e acolhedor.
Dicas de decoração
Em primeiro lugar e, visto que o vermelho é uma cor bastante intensa e arrojada (dependendo do tom que escolha), deve avaliar com cuidado o espaço em que o tapete vai ser colocado. Tire as medidas correctas da divisão e determine qual irá ser a função principal do tapete ou carpete. Se a área em questão é uma zona de maior passagem, então deverá optar por um tapete ou carpete confecionado com materiais, naturais ou sintéticos, que apresentem maior durabilidade e resistência. Mas se for o caso de uma área de refeições, então opte por um tom de vermelho mais escuro, ou até com diversas tonalidades, e de materiais de lavagem fácil e maior resistência a nódoas.
De seguida precisa definir o impacto que deseja que o tapete tenha no espaço em que irá ser colocado. Se pretender que o tapete possua um tom de vermelho que domine e se destaque no espaço, mas que mesmo assim encaixe perfeitamente na decoração da divisão, então a melhor forma de o conseguir é escolhendo um tom que combine com o esquema de cores presente nessa mesma divisão.
O objetivo será complementar todos os elementos que se encontram no espaço, como a cor do mobiliário, cor das paredes e até mesmo dos acessórios decorativos como cortinas e almofadas, por exemplo. Na imagem seguinte foi escolhido um tapete com apontamentos de vermelho para criar harmonia entre todas as cores presentes no espaço. Embora o padrão do tapete contraste com o padrão das poltronas, a verdade é que une toda a decoração, aproveitando a cor branca das paredes com os restantes focos de vermelho presentes no espaço.
Lembre-se que por vezes vale a pena investir num tapete ou carpete de qualidade, ainda que mais dispendioso. Para além de ser certamente mais durável, a qualidade irá também refletir-se no seu tingimento, mantendo a sua tonalidade original durante mais tempo.
Entre os tapetes vermelhos mais populares encontra-se o tapete Shaggy. Este tipo de tapetes são capazes de dar uma atmosfera mais moderna e contemporânea a qualquer decoração, não sendo por isso de estranhar que figurem entre os principais favoritos na decoração de interiores. São também fáceis de limpar, sendo por ir apropriados para zonas de maior tráfego e até quartos de criança.
adorei a dica dos tapetes vermelhos