Você já deve ter ouvido as expressões: arquiteto, design de interiores e decorador de ambientes. Mas o que você talvez não saiba é a diferença entre esses profissionais. Cada um deles tem a sua função específica e deve ser contratado para atuar conforme as determinações da profissão. Entenda neste post o que faz um decorador de ambientes e de que forma ele pode ajudá-lo na decoração da sua casa ou apartamento.
O profissional decorador de ambientes
O decorador de ambientes é basicamente uma pessoa de muito bom gosto e que pode ou não ter formação específica na função. É claro que o ideal é que você contrate um profissional qualificado, que tenha, pelo menos, um curso técnico rápido a fim de poder avaliar a melhor opção de decoração para o espaço que você possui.
Apesar de poder ajudar bastante, a atuação do decorador de ambientes é mais restrita. Portanto, desconfie se algum destes profissionais pedir para você remover ou criar uma parede onde não existe. Este tipo de recomendação não é atribuição do decorador, porque este profissional não tem a qualificação técnica necessária para avaliar os impactos de uma obra numa residência.
De maneira geral, o que um decorador de ambientes faz é avaliar os melhores tipos de acessórios para a decoração dos cômodos da sua casa, verificando a harmonia de cores, ajudando a sua personalidade a despontar na decoração e indicando objetos que podem combinar melhor com o estilo que você deseja montar. Além disso, ele pode propor a alteração de alguns móveis, escolhendo outros que fiquem mais adequados à decoração que está sendo criada. No entanto, este profissional não pode chegar a fazer o detalhamento do mobiliário nem tem autorização para interferir no ambiente, já que estas atribuições são do design de interiores.
Ou seja, o decorador de ambientes é o profissional perfeito se você quiser fazer poucas modificações na sua casa, dando uma cara nova sem precisar mudar todos os objetos.
Como ser um decorador?
Apesar de ter algumas restrições, a profissão de decorador de ambientes bem ganhando força no mercado. Alguns profissionais especializam-se em nichos específicos, como decoração de escritórios, festas, casamentos, etc. Outros preferem atuar em várias frentes e deixar a criatividade à solta. Qualquer que seja a opção, o decorador de ambientes pode acompanhar o projeto de decoração desde a obra, verificando junto ao arquiteto como a planta será feita e indicando ao morador alguns acessórios que podem melhorar o resultado da decoração.
O valor a ser pago pelo cliente é referente ao projeto e é necessário calcular o quanto custará levando-se em consideração o tamanho do projeto, o tempo de duração, entre outras variáveis.
Para ser um decorador, o ideal é que você busque cursos de decoração de ambientes. Existem os técnicos, de nível médio, e os tecnológicos e graduação, que são de nível superior. A segunda opção sempre é a melhor, mas um curso técnico pode dar um embasamento necessário para começar a atuar.
Lembre-se que estudar é importante em qualquer profissão e que quanto mais qualificação tiver, mais fácil conseguirá fazer o projeto e angariar clientes. Desta forma, você pode ser um decorador de ambientes qualificado e com projetos que podem custar até R$ 5 mil.
gosto muito de decoraçao,e estou procurando um curso que me de uma boa base.