O estilo de decoração minimalista frequentemente apela àqueles que apreciam um modo de vida simples e pouco dispendioso. Com este estilo de decoração pode poupar muito dinheiro, pois ao contrário de outro estilos que se concentram em cores, mobiliário de determinada época ou acessórios e coleções, o estilo minimalista concentra-se essencialmente num design simples, organizado e que tenta maximizar da melhor forma todo o espaço disponível, apenas utilizando aquilo que é necessário para cumprir a função da divisão.
Desta forma, apenas o essencial é tido em consideração na decoração do espaço, pelo que se está a pensar decorar o apartamento ou apenas fazer uma renovação da decoração, este é dos estilos que acabam por ficar mais em conta, pois não é necessário adquirir muitas peças de mobiliário ou acessórios decorativos.
Seguem-se algumas sugestões úteis para decorar o seu apartamento com este estilo minimalista.
Uso limitado de texturas
Adicionar texturas à decoração de qualquer espaço pode tornar-se numa tarefa dispendiosa. Por exemplo, colocar um papel de parede texturado nas paredes de uma sala é bem mais caro que colocar apenas papel simples. A boa notícia é que no estilo de decoração minimalista o uso de texturas é bastante limitado, sendo apenas utilizadas aquelas que são estritamente necessárias. Até os tecidos que usa na decoração do apartamento estão disponíveis em várias texturas, mas no caso deste estilo os acetinados e mais suaves são a chave para um design minimalista, o que não só é bom para os seus olhos, como também para a sua carteira, uma vez que normalmente quanto mais texturados, mais caros se podem tornar.
Tente induzir na decoração uma melhor percepção do espaço. Quando o espaço já possui decorações arquitectónicas visíveis, opte por usar formas simples, linhas retas ou representações assimétricas.
Sem desordem
Um apartamento com decoração minimalista precisa de estar bem organizado e livre de qualquer desordem, pois é esta organização que lhe dá o ambiente pretendido.
Quando se aventura numa nova decoração já sabe que pode vir a ter de gastar muito dinheiro em novos móveis, acessórios e outros elementos decorativos, mas na realidade pode não se justificar todos estes gastos. O que aconselhamos é que se foque unicamente na funcionalidade do espaço e naquilo que é necessário para cumprir essa mesma função, apenas adquirindo os elementos essenciais.
Pode destacar algum acessório especial, como um quadro ou jarra que goste muito, mas com bastante discrição, nunca exagerando na quantidade de elementos decorativos que se encontrem presentes na divisão. Decida o que você deseja exibir e o que deve ser mantido fora de vista. Se possui muitos acessórios e objetos decorativos que não quer deitar fora, então a solução passa por utiliza-los e muda-los de forma rotativa de tempos em tempos.
Mobiliário simples
Não precisa de comprar mobiliário caro para conseguir recriar uma decoração minimalista no seu apartamento, o que se revela outra grande poupança no final de todo o processo. Móveis de linhas simples e modernas são uma boa aposta, especialmente porque normalmente também ficam mais em conta e são muito fáceis de encontrar, estando disponíveis na maioria das lojas de decoração hoje em dia.
Acima de tudo lembre-se que o estilo minimalista de decoração centra-se na simplicidade. Use cores neutras, adquira mobiliário de linhas simples, exiba alguns acessórios como destaque e mantenha todas as coisas bem organizadas.
Tudo muito lindo.
Simples, bonito e o principal – facilidade na hora da limpeza e arrumação.
Gostei muito. É sóbrio, bonito, muito arrumado, clean. Faltam, porém as recordações de vivências que marcaram… A casa é para ser vivida, não sendo museu também necessita de sinais de vida… Como estou mais velha ( :-)) e cada vez mais limitada, penso que eliminar o desnecessário tornará mais funcional o meu habitat. Obrigada pelas dicas, sempre úteis e oportunas.
muito lindo mesmo