O problema da maioria dos apartamentos nos grandes centros urbanos é a ausência de uma correcta iluminação ou a inexistência de janelas suficientes para a entrada de luz natural. A iluminação natural torna o ambiente mais agradável e uma decoração bem planeada vai conseguir reflecti-la por todas as divisões do apartamento.Por essa razão deve escolher cuidadosamente os materiais e cores dos objectos decorativos que vai utilizar para decorar o seu apartamento.
Para que a sua casa se torne mais luminosa, vamos mostrar-lhe algumas ideias simples e criativas, que lhe vão permitir desfrutar melhor da luz natural em qualquer divisão do seu apartamento.
A iluminação como elemento decorativo
Longe vão os dias em que a iluminação era vista apenas como uma necessidade e não como um factor determinante para a harmonia da decoração do apartamento. Apesar de se manter o carácter funcional da iluminação, sem ela não era possível executar tarefas simples do quotidiano, a iluminação passou a marcar a diferença entre um apartamento de ambiente pesado ou agradável, contribuindo inclusive para o nosso bem-estar. Seja criativo e não se limite ao uso de um simples candeeiro no tecto de cada divisão. Opte por trazer luz a todos os quartos, através da utilização de candeeiros de pé e pequenos focos de iluminação. Escolha padrões vibrantes para os abajures e consiga um ambiente único e original.
Materiais leves e cores claras
Evite o uso de materiais muito pesados de cores escuras, como camurça ou veludo, que tornam o ambiente muito pesado e não conseguem reflectir a luz que entra na sua habitação. Em contrapartida escolha tecidos leves e naturais, como linho e algodão, de tons claros que tornam a divisão mais ampla.
Móveis revestidos de couro, ou similar, também ajudam a refletir a luz se tornam-se muito práticos, uma vez que são extremamente fáceis de limpar. Móveis e pavimentos de cores claras também vão tornar o seu apartamento mais luminoso. Para compensar a ausência de cor deve-se optar por tons mais intensos em acessórios e pormenores decorativos.
Utilize cores claras nas paredes, de preferência branco ou creme, para alargar a sensação de amplitude. Se preferir cores mais intensas, opte então por deixar entrar na divisão bastante luz natural. Uma boa dica para aproveitar a luz da melhor forma é equipar as janelas com estores em tecidos naturais e de tons claros, que permitam uma boa passagem da luz natural. Paredes mais escuras vão ainda obrigar a utilizar mais focos de luz na divisão.
Use e abuse de espelhos e vidros
É um recurso decorativo que também amplia visualmente o espaço da divisão. Ao reflectir a luz que entra pelas janelas consegue-se que a divisão fique muito mais luminosa. Devem ser colocados em paredes opostas às janelas de forma a reflectirem a iluminação natural. Mesmo em divisões sem janelas, o espelho por si só vai trazer maior amplitude visual e criar a ilusão de mais luminosidade. Pode optar, por exemplo, por substituir uma porta inteiramente em madeira, por uma alternativa com pequenos pormenores em vidro, que permitam uma melhor passagem de luz natural ou artificial.
Em resumo, na decoração de apartamentos com pouca luz deve planear e avaliar cuidadosamente a melhor forma de utilizar a decoração com o objectivo de conseguir aproveitar o máximo possível de luz natural e artificial. As suas escolhas vão fazer a diferença entre um ambiente sobrecarregado ou um apartamento bem decorado e iluminado.
tenho que pintar um corredor interno, sem entradas de luz a não ser por portas que nem são de vidro.
o corredor é longo e está com objectos africanos que não posso mudar de local – falta de espaço noutros lugares!.
Que cores devo usar nas paredes e tecto?
É boa ideia pintar uma parede amarelo suave e tudo o resto em branco nuvem?
Obrigada
meus quartos tem pisos escuro como devo pintar as paredes? em um os móveis são branco com marrom;em outro os móveis são de cerejeira.Obrigada
Adoro as vossas dicas. Apartamentos decorados com cores claras e alegres, tudo de bom gosto.