Se decidiu decorar ou renovar a decoração da sala no seu apartamento, então saiba que o formato desta divisão deve ser um factor muito importante no momento das suas escolhas. Ainda que muitas pessoas não o percebam, o formato da sala vai condicionar fortemente também o modo como a decoração deve ser planeada. As escolhas erradas podem resultar num espaço demasiado cheio ou com diversas limitações ao conforto ou passagem, pelo que algumas regras devem ser tidas em conta.
Para facilitar a sua tarefa, resolvemos fornecer-lhe algumas dicas simples, mas muito eficazes, de como decorar cada sala de acordo com o seu formato e especificidades. Confira-as já de seguida:
Salas com formato em “L”
Se está a pensar criar no mesmo espaço áreas distintas, como uma sala de estar e de jantar, então opte por colocar a zona de refeições na área mais estreita da sala. Visto a sala ter um formato em “L”, opte por colocar uma mesa retangular.
Tenha também em atenção que neste tipo de salas, as áreas distintas de jantar e estar podem não ficar ligadas visualmente. Se for este o caso da sua sala, então aproveite para decorar cada zona com tons diferentes, mas que se complementem.
Por fim, coloque os sofás em ângulo reto, de forma a aproveitar bem todo o espaço disponível para a sala de estar, mas sem atrapalhar a passagem.
Salas com formato quadrado
Para planear e decorar salas quadradas é preciso dividir os espaços de acordo com a sua função. Lembre-se que a área de estar e de convívio necessita de mobiliário de maiores dimensões, pelo que deverá ocupar mais espaço na sala. O ideal é que dedique um terço da sala à zona de jantar e o restante à área de estar.
Como a sala é um quadrado, aproveite para colocar os sofás em “U”, complementando desta forma o formato da sala. Pode aproveitar os espaços livres para colocar sistemas de iluminação, como candeeiros de pé, ou acessórios decorativos altos, como plantas ou móveis de apoio.
Se a sala for de dimensões pequenas, então dê preferência à aquisição de peças mais leves, como mesas com tampos de vidros ou espalhadas, que dêem a sensação de um espaço mais amplo e não tão atulhado.
Salas com zona de passagem
Em apartamentos mais pequenos é comum a sala ser partilhada com outras divisões, sendo por isso necessário ter bastante cuidado com as zonas de passagem. Se ficar perto de um corredor, então utilize uma estante divisória para simular os limites da sala e do corredor. Em alternativa pode utilizar um móvel mais baixo, que permita a comunicação entre os dois espaços e torne a divisão mais luminosa.
Opte também por mobiliário com pouca profundidade e que ocupe pouco espaço ao nível do chão. Aproveite a área do corredor para colocar um armário embutido da mesma cor da parede e com portas de correr. É uma excelente opção para conseguir mais espaço de organização.
Em resumo, na decoração da sala o seu formato é de extrema importância para conseguir um ambiente equilibrado e as suas escolhas devem refletir as melhores opções para cada tipo de formato, para além das suas preferência e gostos pessoais.
que lindasssssssss, gosto muitooooooooo
Beleza!!!!!
Beleza!!!
Adorei.
amei
que luxo amei.
É não é fácil decorar salas quadradas mesmo. Mas com bom gosto e um pouco de pesquisa tbm sempre dá certo!
Eu também gosto de tudo. Olá, Belinha! Já lá vai um tempo! Que é feito do Chico Zé? Meus tels; 271574475/963225879.Bjs.
Decorrar com beleza e conforto não é muito fácil. Salas pequenas e de formatos variados, ainda mais. Mas com estas e outras dicas bem boladas, com bom gosto e ou alguma pesquisa, tudo se consegue e sai bem. Obrigada pelas partilhas.