O ficus de interior é uma planta muito popular para a decoração de apartamentos. Existem diversas variedades (mais de 800), sendo que algumas são mais adequadas que outras para manter num ambiente de interior.
Adaptam-se muito bem ao clima mediterrâneo e, quando tidos os cuidados essenciais para se manterem sempre bonitas e saudáveis, podem durar muito tempo.
Seguem-se algumas informações acerca das variedades de ficus mais populares, assim como os principais cuidados que deverá ter com este tipo de plantas.
Tipos de ficus
Variedades com talos lenhosos, folhas grandes e aspeto arbóreo
Desta variedade faz parte um dos ficus de interior mais populares, o Elástica. Caracteriza-se pelas suas folhas grandes de tonalidade verde-escuro e com uma veia central na parte de trás. Também o ficus Lirata pertence a este grupo, mas as suas folhas apresentam-se com nervos amarelos e bordas onduladas. Estas duas variedades são as mais utilizadas para interior.
Aspecto mais arbustivo e folhas mais pequenas
Neste grupo podemos encontrar o ficus Benjamina. Apresenta folha pequenas de cor verde-claro e creme e os ramos são mais finos que os dos ficus pertencentes ao grupo anterior. As mais comuns são a Golden King, Golden Princess, Nana, entre outras.
Que pendem ou trapadeiras
A esta variedade pertencem o ficus Sagittata, de folhas compridas e finas, e o Pumila, de folhas menores.
Cuidados essenciais
Como acontece com outro tipo de plantas, também o ficus de interior precisa de alguns cuidados essenciais para se manter saudável. Destacamos os seguintes:
- Luz – É uma planta que aprecia locais bem iluminados, mas protegidos e onde não apanhe com luz solar direta. No verão pode ser colocado no exterior, em zonas de semi-sombra, pois o sol direto pode queimar as suas folhas.
- Temperatura – Dá-se bem em temperaturas amenas e não suporta mudanças bruscas. A temperatura ideal para o seu desenvolvimento situa-se entre os 20 e os 25ºC. Preferem também estar em locais com alguma humidade, pelo que deve pulveriza-los com um pouco de água frequentemente.
- Regas – No verão opte por regar o ficus de interior uma vez por semana. No inverno as regas podem ser mais espaçadas, bastando uma rega a cada 15 dias. Evite regar em excesso, pois pode levar ao apodrecimento das raízes, o que resulta na morte prematura da planta. Aconselhamos também que limpe frequentemente as folhas com um pano húmido e que as pulverize com água não muito fria.
- Adubação – Na fase de crescimento da planta é aconselhável que coloque adubo líquido na água da rega a cada 15 dias. No caso de exemplares adultos bastará mudar alguns centímetros da camada superficial.
Se eu visse alguma coisa até poderia comentar. Assim…
Se eu visse alguma coisa até poderia comentar. Assim…
Sabe porque não gosto de abrir estes emails de vcs, pois fica aqla pelicula negra na tela…um horror…daih desisto!!!!!
Sabe porque não gosto de abrir estes emails de vcs, pois fica aqla pelicula negra na tela…um horror…daih desisto!!!!!
Sabe porque não gosto de abrir estes emails de vcs, pois fica aqla pelicula negra na tela…um horror…daih desisto!!!!!
Adorei. Como sempre, aprendo imenso com as vossas ideias.
Bem haja!
Olá!
E como cuidar em ambiente quente? Eu moro na Alemanha, e agora no inverno a calefação do apartamento fica quase que sempre ligada. Devo molhar mais vez, num intervalo menos que 15 dias?
Obrigada!
Adoro decoração vermelho e branco é a minha paixão
Amo ficus! Obrigada pelas ótimas dicas!