A avenca, de nome científico Adiantum capillus veneris , é uma planta tipo feto e que pode ser cultivada e mantida tanto no exterior como no interior do apartamento. O seu cultivo é feito há muitos anos, tendo-se por isso tornado muito popular como planta ornamental.
Como acontece com outro tipo de plantas, também a avenca precisa de alguns cuidados essenciais para se manter bonita e sempre saudável. O segredo para o cultivo da avenca reside em fornecer-lhe calor, muita humidade atmosférica e mantê-la fora do vento direto, caso contrário a planta morrerá. Fora estes importantes cuidados é uma planta de fácil manutenção e com a qual não terá grandes problema se seguir as nossas próximas dicas.
Origem e características
A avenca é uma planta muito popular, nativa das Américas, mas cuja difusão mundial tem vindo a dar origem a diversas espécies e variedades. Entre as espécies mais cultivadas e populares podemos destacar: a Cabelo-de-vênus (Adiantum capillusveneris); Cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla); Avencão (Adiantum macrophylla) e Avenca suíça (Adiantum radianum).
O nome científico, Adiantum, deriva do grego ‘adiantos’ que significa que não se molha’, pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las. Apresenta folhagem de pequeno porte e bastante delicada, chegando aos 30 a 40 cm de altura. As as delicadas folhas são compostas de pequenos segmentos e saem diretamente do rizoma.
No interior de apartamentos são frequentemente cultivadas em vasos, adaptando-se bem a ambientes com média ou alta luminosidade, mas com incidência de luz solar indireta.
Cuidados essenciais
É uma planta que exige alguns cuidados essenciais para se manter bonita e saudável. Destacamos os seguintes como mais importantes:
- Luz – A avenca é uma planta que prefere ficar situada em locais com bastante luminosidade, mas onde não exista incidência direta do sol, pois este pode queimar as suas delicadas folhas. São plantas que também toleram baixas luminosidades, embora esta não seja a situação ideal para uma folhagem mais vistosa.
- Temperatura – A avenca cresce melhor em ambientes com temperatura média a alta, que deve ser combinada com elevada humidade relativa do ar. É uma planta que não tolera baixas temperaturas, por isso nos meses mais frios do ano deve ser recolhida para o interior do apartamento, em locais que não esteja sujeita a correntes de ar. O local ideal são os cantos do apartamento húmidos, mas com boa luminosidade. No exterior é preferível que a coloque num local com sombra.
- Rega – A terra deve estar sempre húmida, mas não encharcada, pois pode levar ao apodrecimento das raízes, o que leva à morte prematura da planta. Nos meses mais frios, deixe o solo secar levemente antes de regar novamente.
- Adubação – Adicione um pouco de adubo orgânico semestralmente sobre o substrato da avenca, mas de forma a que este não fique encostado ao caule. As irrigações vão fazer com que o adubo penetre na terra e chegue as raízes, garantindo à planta os nutrientes essenciais para manter-se sempre saudável.
Adoro plantas, mas sou distraída e não tenho green finger… Desisti…
Bons concelhos.Gostei
amo as plantas mas não consigo fica com elas dentro do apartamento que fica muito tempo fechado e acabam morrendo, o que eu faço pra que isso não aconteça?
Dificil manter avenca
Adoro avenca, mas a minha de repente ficou feia as folhas tristes e sem cor o que devo fazer!
Adoro avenca, mas a minha de repente ficou feia as folhas tristes e sem cor o que devo fazer!
Vou procurar cultivar a partir de hoje.
Gosto muito do chifre de veado , mas tenho dificuldade de tirar as mudas .
Posso usar sambambaias como decoração de apê em um tripe
Sempre adorei avencas e agora já iniciei o cultivo em minha casa e chácara, já tenho mais de 40 vasos em formação.