Hoje em dia cada vez mais pessoas vivem em apartamentos pequenos nos meios urbanos. Espaços que desafiam a nossa criatividade e põem à prova a nossa capacidade de torna-los aparentemente maiores graças à arte da decoração de apartamentos.
Quem vive em apartamentos pequenos sabe que só a ideia de mudar uma das divisões nos pode tirar várias noites de sono. Transformar um espaço pequeno, que normalmente não oferece grandes alternativas para uma organização eficaz e harmoniosa, em algo que se identifique connosco, seja bonito e que contribua para o nosso bem-estar, pode-se tornar num enorme desafio.
No entanto, a decoração de apartamentos pequenos não precisa ser um monstro de sete cabeças e até se pode tornar bastante simples e divertida, basta seguir algumas regras.
O uso da cor
Para evitar ambientes que pareçam demasiado pesados e estreitos, deve-se dar preferência a cores neutras. As cores claras, como os brancos e os cremes, criam a ilusão de uma divisão mais ampla, existindo sempre a possibilidade de apostar em detalhes e acessórios coloridos, como vasos e almofadas, para tornar a divisão mais viva e personalizada.
Móveis para apartamentos pequenos
A escolha dos móveis na decoração de apartamentos pequenos é fundamental para dar a ideia de profundidade da divisão que estamos a decorar. Devemos fazer um planeamento cuidado, de forma a que os móveis escolhidos sejam os mais indicados para o espaço e combinem de forma harmoniosa com os restantes elementos decorativos.
É de evitar o uso excessivo de móveis na divisão. Um apartamento pequeno com demasiado mobiliário vai parecer ainda mais pequeno. O estilo moderno e o uso de móveis com vidros transparentes dão uma sensação de amplitude e permitem maior passagem de luz.
Em alguns casos, uma opção bastante viável é o uso de móveis feitos à medida e flexíveis que sirvam vários propósitos, como por exemplo um sofá cama ou uma mesa de refeição extensível, que também pode ser utilizada como mesa de trabalho.
A importância de uma arrumação eficaz
Na decoração de apartamentos pequenos a arrumação tem lugar de destaque. Face à falta de espaço, deve-se optar por criar espaços de arrumação que nos permitam esconder todos os elementos que não fazem parte da decoração do apartamento, como é o caso das roupas, cds, electrodomésticos, etc.
Adquirir opções de arrumação em altura, por exemplo prateleiras e cestos nas paredes, em detrimento de móveis no chão, também é uma excelente ideia, porque vai permitir aproveitar de forma mais eficaz o reduzido espaço disponível.
Acessórios de decoração
É de evitar também o uso excessivo de objectos decorativos num apartamento pequeno. É preferível colocar à vista apenas os nossos objectos favoritos, evitando assim que o espaço pareça mais desordenado e pequeno.
A introdução de espelhos fazem o espaço parecer maior e ajudam a reflectir a luz, dando a sensação de mais espaço. Deve-se ainda dar preferência a cortinas que deixem passar bem a luz e que não sejam estampadas.
Em resumo, tudo o que precisamos de fazer para a decoração de um apartamento pequeno é seguirmos algumas dicas e dar uso à nossa criatividade. É sempre possível optimizar e transformar um apartamento pequeno numa habitação mais agradável e funcional, dando a ilusão de um lugar mais espaçoso e convidativo. Só é necessário efectuar um planeamento cuidado e fazermos as escolhas certas durante a decoração de apartamentos.
Gostei muito como sempre estou em contato com cliente em mudança de ambiente, será bastante útil.
Obrigado.
Muito bom.
estou eu nesmo cronstruindo um apt. e desenvolvendo plantas e projetos em todos os sentidos, tambem tenho ideias sobre moveis, tenho noçoes de espassos, luminosidades,cores. eu mesmo desenvolvo minhas cores estou organizando fotos passo a passo desde a constuçao ate fase final. obrigado… determicao, foçe de vontade e carinho tudo e possivel para o ser humano.
boas dicas
boas dicas
Gosto muito das dicas de vcs… mas procuro um modelo para quarto 2×3,para dois filhos que fazem faculdade…imagine qguardar td isso nesse espaço..rsrs
amei as dicas sempre bomsaber coisas novas