Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover manchas de sangue de tapetes e carpetes

Remover manchas de sangue de um tapete ou carpete pode ser uma tarefa árdua, especialmente se não faz ideia de que produtos usar ou quais os melhores métodos para limpar sem danificar as delicadas fibras dos seus tapetes e carpetes.

No entanto, seguindo algumas dicas e usando os materiais mais adequados a tarefa é drasticamente facilitada, devendo conseguir remover as manchas de sangue da superfície de um tapete ou carpete sem grandes problemas.

Siga as seguintes dicas para remover manchas de sangue de tapetes e carpetes.

 

Instruções para remover manchas de sangue

Vai precisar de:

  • pano limpo
  • água
  • detergente de louça
  • detergente para roupa
  • esponja ou uma escova de dentes
  • água oxigenada
  • amoníaco

1- Limpe enquanto ainda está fresco

O mais aconselhável, quando se trata de remover manchas de sangue, é atacar o “problema” quando este ainda está fresco. Se o sangue ainda estiver fresco, então a probabilidade de conseguir remover totalmente a mancha é muito maior do que se tentar fazê-lo quando este secar.

2 – Molhe a mancha

Em primeiro lugar é preciso molhar a mancha. Misture um pouco de água com detergente para a louça neutro e deite com cuidado sobre a mancha, mas sem ensopar demasiado o tapete ou carpete. No entanto, tenha o cuidado de usar água fria, pois água quente poderá alastrar e intensificar ainda mais a mancha de sangue.

3 – Absorva o excesso de líquido

Utilize uma toalha ou um pano grosso limpo para absorver o máximo de água e sangue da superfície do tapete ou carpete. Evite esfregar. Opte por dar pequenas pancadinhas de forma a conseguir obsorver a maior quantidade de líquido possível. Se esfregar corre o risco de tornar a nódoa ainda maior ou mais profunda. Continue a absorver até que o sangue comece a passar das fibras do tapete para o pano.

4 – Detergente para roupa

Se a mancha de sangue já não estiver fresca e tiver secado, então deve usar outros métodos para tentar remove-la. Pode, por exemplo, usar um pouco de detergente para roupa na mancha, o qual aplica com a ponta dos dedos. Deixe atuar por alguns minutos. De preferência use um detergente neutro e sem agentes químicos que causem dano nas fibras do tapete ou carpete. De seguida, use uma esponja ou uma escova de dentes para esfregar suavemente. Nunca utilize uma escova de fibras duras, pois pode danificar irremediavelmente as delicadas fibras. Por último, use um pano para remover os resíduos de detergente.

5 – Detergente com amoníaco

Se os métodos de limpeza acima descritos não forem eficazes, pode ser necessário utilizar detergentes com químicos mais agressivos. Estes devem, no entanto, ser apenas utilizados como último recurso e sempre testados primeiro numa pequena área do tapete ou carpete, de forma a ter a certeza que é seguro usa-los na mancha. Pode usar um pouco de água oxigenada sobre a mancha ou até uma mistura caseira de água morna com um pouco de amoníaco. Em ambos os casos use sempre um pano não tingido, ou corre o risco de tingir as fibras com a cor do pano. Esguiche um pouco desta mistura na zona afetada e vá absorvendo com o pano limpo, de forma a transferir o sangue para o pano. De seguida enxague a zona com água limpa para remover todos os resíduos químicos do tapete ou carpete.



Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.