Uma casa decorada com velas fica muito bonita e acolhedora, mas também está mais sujeita a que possíveis acidentes ocorram, dando origem a inestéticas nódoas de cera em tapetes e carpetes.
Quem tem velas na decoração da sua casa, sabe bem que existe o risco de as derrubar ou deixar cair no chão. Mesmo com muito cuidado, os acidentes podem acontecer e bonitos tapetes e carpetes podem ficar manchados com ceras coloridas, capazes de tirar beleza a qualquer tapete imaculado.
Qualquer que tenha sido o responsável pelo acidente, o gato, o cão, o filho ou até marido, é você que tem de se preocupar em encontrar a melhor solução para remover a cera do seu tapete ou carpete favorito.
Para que não tenha de entrar em pânico sem necessidade, hoje vamos mostrar-lhe como conseguir remover cera de vela de tapetes e carpetes.
Precauções:
Manchas de cera de vela não são muito difíceis de remover de tapetes e carpetes, desde que tenha os cuidados e paciência necessários para levar algum tempo a tentar removê-las.
Ao contrário do que acontece com outro tipo de nódoas, as manchas provocadas por cera de vela não devem ser limpas logo a seguir ao acidente. Na verdade, deve resistir ao impulso de correr para a nódoa assim que a cera cai na carpete ou tapete, pois apenas irá acabar por espalhar a cera ainda mais, acabando por piorar a situação e dificultar a sua remoção e limpeza. O ideal é que a nódoa se mantenha do tamanho original.
Remova o máximo possível de cera
Se a mancha de cera for muito grande e com grande quantidade de cera, então aplique algum gelo sobre esta, de forma que a cera derretida solidifique. Com esta técnica a cera torna-se também mais frágil e será mais fácil de remover em pequenos pedaços.
Para nódoas mais espessas, este método é muito eficaz a remover inicialmente os maiores pedaços de cera, facilitando a etapa seguinte.
Remova a cera que resta através de calor
- Pegue no ferro de passar a roupa. Vai usar o seu calor para derreter novamente a cera e gentilmente removê-la das fibras do tapete ou carpete.
- De seguida pegue num saco de papel ou papel de cozinha. Este vai funcionar como material absorvente para levantar a cera das fibras, ao mesmo tempo que também as protege do calor do ferro.
- Ligue o ferro e coloque-o na temperatura mais baixa possível. Muitos tapetes e carpetes são feitos de fibras sintéticas que podem derreter quando expostas a temperaturas demasiado elevadas.
- Corte o saco de papel ou papel de cozinha do mesmo tamanho da nódoa de cera e coloque em cima desta.
- De seguida, passe o ferro quente por cima, esfregando um pouco. A cera vai começar a derreter e a ser absorvida pelo saco de papel. Este processo deve apenas durar alguns minutos, até que toda a cera tenha sido transferida para o saco ou papel.
- Este método resulta muito bem até em nódoa de cera de velas coloridas. Se por acaso persistir algum vestígio de pigmento colorido, trate a nódoa como se fosse uma nódoa de tinta. Pode removê-la com um pouco de água oxigenada e um pano limpo.
As dicas de hoje são preciosas. Como sempre, aliás. Sábias e muito úteis.
Tenho aprendido coisas muito importantes para o dia a dia convosco. Bem hajam.
Dicas sábias e muito úteis. Obrigada.
Acabei de testar o método,e o tapete ficou limpinho.
Obrigada
Sensacional! Muito obrigada
deu certo!!! thank you!!
Obrigado saiu muito bem..
Vou aplicar os ensinamentos sábios; obrigada pela ajuda
Estava olhando há 1 ano pra uma mancha de vela no carpete e não sabia como tirar. Valeu mesmo. Deu certo.
fiz isso porque ja tinha ouvido falar, mas antes de ler isto, e o ferro estava quente, pois ficou uma superficie seca e dura no tapete! pior do que estava, alguem me pode ajudar ?
Maravilha obrigado
Estou muito satisfeita a minha filha deixou cair cera de vela numa carpete creme, e por sinal há muito tempo, na qual ficou uma mancha um pouco feia e escura. Hoje decidi remover a nódoa como dizem e não posso estar mais contente, não se nota nada. Obrigada!