A maioria das pessoas julga que organizar os móveis no apartamento é uma tarefa simples, especialmente em divisões como a sala de estar. Mas como acontece com toda a restante decoração, também a disposição dos móveis numa divisão exige algum planeamento cuidado.
É preciso mais do que espalhar móveis aleatoriamente na sala para obter um bom ambiente, um projeto equilibrado, uma sala acolhedora, aconchegante e agradável. O que realmente é necessário é bom senso e aprender a olhar para a divisão, de uma outra forma.
Como usar o espaço
Quando estiver a planear a decoração da sala e a disposição dos diversos móveis na divisão tenha em conta alguns detalhes importantes:
- Preste atenção ao tamanho e características da divisão. A sala tem portas? Estas abrem para fora ou para dentro? Se abrirem para dentro, então terá de ter o cuidado de dispor o mobiliário de forma a que mesmo assim consiga ter espaço suficiente para abrir a porta normalmente.
- Como se quer sentir quando estiver na sala? Quer que esta seja acolhedora e intimista? Ou prefere que seja um espaço amplo? Para um ambiente mais acolhedor os móveis devem ficar mais juntos, enquanto que para criar a sensação de um espaço mais amplo as peças de mobiliário devem colocar-se de forma mais espaçada.
- Será uma divisão mais vocacionada para convívio familiar ou com convidados? Se for este o caso então preocupe-se em tornar toda a disposição mais flexível. Tenha também disponível mais assentos para convidados, sempre que for necessário.
Dicas para a disposição dos móveis
Comece a decidir a disposição do mobiliário na sala pelo móvel de maiores dimensões. Todas as divisões precisam de um foco de atenção e na maioria das situações este acaba por ser o móvel maior. Normalmente a televisão ou qualquer outro sistema de entretenimento desempenha esta função, juntamente com os sofás. Opte por isso por começar por definir onde irá ficar a TV (de preferência uma de ecrã mais plano e fino e que ocupe menos espaço). O mais habitual é que esta fique encostada a uma das paredes, de forma a deixar livre o restante espaço da divisão para outro tipo de mobiliário.
Organize os sofás em torno desta área de entretenimento, mas lembre-se que quanto maior for o ecrã, maior deve ser também a distância a que a TV deverá ficar dos sofás. Se a sua sala não permitir esse espaço todo, tente optar então por uma televisão mais pequena.
Coloque o sofá em frente ao ponto focal da sala, de forma a que quem se sente neste fique virado para o centro de entretenimento. Tenha também em conta que o sofá não precisa de estar encostado a uma parede. Apesar da colocação do sofá contra a parede mais longa ser a forma mais fácil de criar um ponto focal na sala, muitas vezes é um dos erros de concepção mais comuns. A menos que a sala seja muito pequena, esta disposição pode não permitir uma área de convívio e de conversação confortável.
Se decidir colocar o sofá afastado da parede, então deixe um mínimo de dois metros e meio a três metros entre este e a parede, para que as pessoas consigam circular por detrás deste. Entre outro tipo de mobiliário e o sofá o espaço pode ser mais pequeno.
Por último, decida onde colocar a mesa de apoio. Se houver um espaço mais amplo entre o centro de entretenimento e um sofá,então opte por preenche-lo com uma mesa de centro. No entanto, tenha o cuidado de verificar se esta não bloqueia a passagem. Se o espaço for demasiado pequeno e não o permitir, em alternativa coloque uma mesa de canto entre duas peças de mobiliário.
Linda decoração !!
Parabéns pessoal, voces são D++++++…..
Bjos!
Adorei as dicas,porém estou numa dúvida com a minha sala. Ela mede 18.67m² e vai ficar um espaço entre o sofá e a parede de 1.60m,pensei em usar um aparador por trás do sofá, mas e resto que vai entre o aparador e a parede? E nessa parede tem uma janela´. Não sei como fazer.Adoraria se me desse umas dicas.
Obrigada.