Nada melhor que começar o novo ano com uma casa bem decorada e organizada para nos dar mais animo e ajudar a enfrentar os desafios que vamos ter pela frente.
Por isso, se provavelmente tem crianças em casa, então sabe bem que o seu quarto é geralmente uma das áreas que precisa de uma organização constante. Porque não começar o ano a organizar esta divisão?
É tempo de se focar na organização do quarto das crianças e com as nossas dicas esta tarefa vai ficar mais facilitada e simples. Confira-as já de seguida!
Dependendo da idade da criança, esta pode ser também incluída em todo o processo de organização do seu próprio quarto, acabando por tornar-se também numa excelente atividade pedagógica. Ensinar a ter respeito pelas suas coisas faz parte da aprendizagem de uma criança responsável. Saber organizar o quarto, manter as roupas limpas e sujas em espaços adequados, os brinquedos arrumados são aprendizagens essenciais para o desenvolvimento de uma criança.
Mas por onde começar? Tudo depende do número de crianças que tem, do espaço disponível, do seu orçamento e, especialmente, do tempo que pode dedicar a este processo de organização.
O primeiro passo (e talvez um dos mais importantes) é analisar o que está dentro do quarto e determinar o que é essencial e o que é acessório. Agarre num papel e lápis e faça uma lista separada por categorias (roupa de cama, mobiliário, roupas, brinquedos, por exemplo) de tudo o que está dentro da divisão. Peça ajuda à criança nesta fase do processo, para que mais tarde compreenda porque foram necessários os cortes.
Depois de tudo analisado e divido por categorias é chegada a altura de decidir o que realmente faz falta e aquilo que está a mais. Novamente inclua a criança neste processo, mas tenha também sempre em mente as reais necessidades desta e a sua idade. Certamente, que não fará sentido manter livros e brinquedos no quarto que já não se adequam à sua idade, limitando desta forma o espaço disponível para o que realmente é necessário.
Depois de decidir o que manter, você vai precisar encontrar formas de organizar tudo, de modo a que a criança pode aceder ao que quer, mas também colocá-lo de volta no lugar facilmente.
No caso dos brinquedos, por exemplo, uma das formas mais fáceis e rápidas de manter todos os brinquedos organizados e, no entanto, sempre à disposição da criança para brincadeiras e actividades, é através de um simples móvel com caixas em plástico ou outro material. Podem ser escolhidas caixas de diversas cores para dar mais colorido e alegria à decoração do quarto e existem em diversos modelos e tamanhos. A imagem a seguir é um bom exemplo do que falamos.
Pode também optar por pequenas estantes para guardar brinquedos como livros e filmes educativos. Na imagem seguinte podemos ver um expositor giratório e também com rodas, que mais uma vez poderá transportar facilmente pela casa quando a criança estiver a brincar fora do quarto.
Em relação à roupa de vestir e para a cama, esta deve estar bem organizada em armaários e roupeiros próprios. Uma forma divertida de o fazer é por cores, o que vai dar um toque mais animado e divertido à decoração do próprio quarto.
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
gostei desses guartos organizados e coloridos, super 10!
Lindas ideias. Práticas, acessíveis e exequíveis. Parabéns.
Lindas ideias. Práticas, acessíveis e exequíveis. Parabéns.
adorei