A decoração de espaços pequenos é um dos temas mais populares no mundo da decoração de interiores actualmente. Apartamentos e casas pequenas oferecem muitos desafios e limitações no que toca ao planeamento da sua decoração, pelo que é necessário desenvolver diversas estratégias eficazes para saber tirar o melhor proveito destes espaços.
Uma das etapas mais complicadas de toda a decoração é encontrar formas de mobilar estes espaços com elementos que o tornem confortável, mas que permitam a livre circulação de pessoas e não os tornem demasiado atulhados.
Se a sua casa é pequena ou possui uma divisão de tamanho menor, então confira as nossas próxima dicas de como mobilar estes espaços.
Onde e como colocar os móveis essenciais para uma vida ou estadia confortável é uma daquelas questões que passa frequentemente pela cabeça de inúmeros proprietários de imóveis pequenos. O segredo muitas vezes passa também por pensar além do óbvio e criar estratégias de arrumação menos vulgares.
Em apartamentos pequenos, por exemplo, todo o espaço disponível deve ser aproveitado da melhor forma. Nos locais do seu apartamento em que não é possível recorrer aos tradicionais sistemas de arrumação, como um móvel que assenta no chão, opte por prateleiras e armários que possam ser colocados directamente na parede e que não dificultem a passagem.
Em primeiro lugar é fundamental que avalie bem todo o espaço disponível. Lembre-se que vai ter de contar com elementos que possam colocar algumas limitações, como portas e janelas, e que a disposição do mobiliário tem de permitir a passagem de pessoas. Avalie as dimensões da divisão, assim como os caminhos de passagem. Faça experiências com diversos posicionamentos diferentes para os móveis, até encontrar a disposição mais adequada e que funcione com o espaço disponível e fluxo de tráfego. Ou seja, evite impedir a passagem e acesso a outras divisões, janelas ou portas com uma disposição errada dos móveis.
Outro aspecto a ter em conta é o próprio tamanho da mobília. É fundamental que consiga medir bem o espaço disponível na divisão, de forma a adquirir o mobiliário mais adequado e de tamanho proporcional. Não descure também a importância dos recantos e das paredes. Qualquer recanto da sua casa pode permitir organizar uma agradável zona de trabalho e deve também aproveitar toda a altura das paredes com sistemas eficientes de arrumação, como prateleiras ou armários que se fixam diretamente à parede e não no chão.
Sempre que possível opte por mobiliário versátil e multi-funcional. Se acha que o espaço é demasiado pequeno para conseguir conter no seu interior diversas peças, então procure por opções que sirvam vários propósitos e funções. É o caso, por exemplo de uma mesa de refeições que pode ser utilizada como base de trabalho, um sofá-cama que estende de noite ou bancos com sistemas de arrumação interior.
que belas ideias. Gosto muito de qualquer delas. parabéns pelo vosso bom gosto.
Deliciosas dicas! Aquela da cama quase no teto, capaz de subir e baixar deslizando nas calhas da parede é um achado! Ainda por cima muito bonita! Parabéns.
eu queria bota um sofa de canto e uma consoli pra foto
ola sou proprietário de uma empresa de montagem de moveis em Curitiba acho curioso seu site de dicas posso entrar em contato com o responsável do site para fazer uma proposta de trabalhos ?
meu contato é 41 35245094 ou 41 84044936
montaedesmonta@hotmail.com
Muito alegres e equilibrados. Parabéns.
Idéias espetaculares.
tudo muito lindo!!! Parabéns!!! estou aproveitando as dicas! Obrigada…
Ótimas Dicas !
Todos lindos e bem decorados, também aplaudo as práticas soluções. Porém, o espaço preto, vermelho e rosa é deslumbrante. Obrigada. Amei.
Maravilhoso