A decoração de um apartamento pequeno precisa de ser bem planeada, evitando sempre o exagero ou corre-se o risco de que o apartamento pareça ser ainda mais pequeno. E quando às limitações do espaço se juntam limitações às nossas próprias escolhas para decorar, como o facto de ser um apartamento alugado ou factores económicos, tudo se torna ainda mais complicado.
O fundamental é que através das escolhas e decoração que fazemos consigamos maximizar todo o espaço disponível. Se não sabe como o conseguir, não desespere! Com as próximas dicas de decoração vai conseguir tirar o máximo partido de cada centímetro disponível na sua casa. Aposte em móveis multi-função, espaços abertos, cores claras e aprenda a aproveitar da melhor forma um espaço pequeno.
Proporção certa
Um espaço pequeno nem sempre necessita obrigatoriamente de mobiliário de igual dimensão. Na realidade, se optar por decorar um espaço destas dimensões com várias peças de tamanho menor, mas que sejam excessivas para o espaço disponível, então apenas irá conseguir uma divisão demasiado cheia e de aspecto desorganizado. Em alternativa, opte antes por escolher algumas peças de mobiliário fundamentais, que quando dispostas de forma adequada irão criar um ambiente mais amplo e confortável. Mas claro, isto não significa que pode adquirir, por exemplo, um sofá enorme e desproporcional. O segredo está em escolher mobiliário com as dimensões adequadas. Se não pode ter um sofá grande, opte por um sofá menor e uma cadeira de apoio.
Mobiliário multi-funcional
Se no espaço disponível apenas cabem algumas peças de mobiliário absolutamente essenciais, então escolha as que podem satisfazer diversas funções. Móveis de arrumação que possam servir também como mesa ou bancos e que devido à sua capacidade interior permitem ter um espaço extra de arrumação são uma boa opção, assim como sistemas de sofá-cama e mesas extensíveis que podem funcionar para refeição e trabalho.
A magia dos espelhos
Os espelhos não só refletem a luz (natural e artificial), como também enganam o olho humano a pensar que há mais espaço, ou seja, criando a ilusão de um espaço mais amplo. São uma boa opção para maximizar um espaço pequeno em zonas como corredores, halls de entrada e divisões de reduzidas dimensões.
Aproveite os recantos
Qualquer recanto da sua casa pode permitir organizar uma agradável zona de trabalho. Pode instalar prateleiras e uma tábua apoiada em pernas metálicas para formar uma agradável secretária para o seu computador. Combine caixas e dossiers de cores vibrantes de forma harmoniosa para que se inseriram no resto do ambiente.
Pendure o que pode
Num apartamento pequeno, sempre que possível opte por pendurar acessórios e até peças de mobiliário mais leves como prateleiras. Se por exemplo tiver uma TV de ecrã plano, porque não pendura-la diretamente na parede em vez de a colocar sobre um móvel, que irá ocupar espaço no chão e que pode ser utilizado para arrumação ou passagem? Prateleiras na parede podem ainda servir para expor acessórios, fotos e até obras de arte. Na cozinha, pendure as panelas em bonitos ganchos expositores ou prateleiras para ganhar espaço no balcão e armários.
excelentes ideias… ADOREI
Que bacana! Falamos sobre isso nos nossos últimos posts também. Coincidência 😉
Ótimas idéias!!!!
Amei, ficou lindo
Funcionais, convidativos e elegantes recantos. excepcionais ideias. encantaram-me
Gostei das dicas !!!
Achei tudo super legal,e é super fácil de fazer um lugar parecido, a idéia é demais e eu adorei tudo.
Gosto muito desse estilo de pendurar utencílios na cozinha!!!!!
EXCELENTES DICAS.
Ideias preciosas. Obrigada.
Muito desses moveis são construídos sob medida o que torna a ideia cara