Num mundo perfeito uma dona de casa esmerada consegue garantir que ninguém usa sapatos em casa, que os animais de estimação e as crianças nunca sujam os tapetes e carpetes com lama e poeiras e que ninguém come em casa para evitar nódoas indesejadas na carpete da sala. Mas no mundo real todos nós sabemos que os acidentes acontecem e que mais tarde ou mais cedo uma inevitável mancha irá arruinar por completo a beleza do seu tapete ou carpete favorita.
Todos nós já fomos vítimas de inconvenientes manchas de sujidade e odores que teimam em permanecer na carpete e tapetes. Estes são especialistas em atacar quando você menos espera e agarram-se aos seus tapetes para toda a vida, não importa o quanto você esfrega e raspa para os eliminar.
Para ganhar este tipo de batalha você precisa de algumas dicas caseiras que têm vindo a ser passadas de geração para geração. Lembre-se que antigamente a limpeza de tapetes e carpetes era feita sem recurso aos modernos aspiradores e produtos químicos, por isso porque não continuar a utilizar essas dicas caseiras que, certamente, ainda hoje funcionam?
Fique então a conhecer algumas dessas dicas intemporais.
Elimine manchas
Muitos de nós sabemos como é complicado eliminar uma mancha muito resistente e profundamente entranhada nas delicadas fibras de um tapete ou carpete. Muitas vezes até desistimos desta difícil tarefa e acabamos por tentar reorganizar os móveis da divisão na tentativa de esconder a teimosa nódoa. Mas existem formas caseiras que podem auxiliar-nos com esta tarefa.
Se se trata de apenas uma pequena nódoa, talvez um pouco de água e um pano limpo possam ser a melhor opção de limpeza. Contudo, nódoas mais complicadas como vinho tinto ou urina de animais podem pedir uma solução mais forte. Mas não se preocupe, pois a solução está mais perto do que pensa: no seu banheiro!
Quem diria que creme de barbear era uma forma suave e eficaz de limpar nódoas de carpetes. Mas é verdade, basta utilizar um pouco de creme de barbear com um pequeno pincel de barbear ou escova e esfregar suavemente na nódoa para entranhar. De seguida, use um pano limpo húmido ou esponja para limpar a superfície do tapete e eliminar qualquer vestígio do creme. Para finalizar utilize um pano branco ou não tingido para absorver o excesso de líquido e humidade. Deixe secar.
Elimine odores
Com o passar do tempo, carpetes e tapetes começam a acumular odores. Odores provenientes de animais de estimação, tabaco e cheiros de comida e ambientes podem ser muito difíceis de eliminar. Misture duas partes de farinha de milho com uma parte de bórax (também conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio). De seguida pulverize esta mistura generosamente no tapete ou carpete que vai limpar. Deixe atuar a mistura durante uma hora e depois aspire.
Um método mais rápido de limpeza de tapetes consiste em pulverizar a carpete ou tapete, com bicarbonato de sódio, e aspirar logo em seguida.
Adorei as dicas!! Quem tem criança pequena vale a pena dar uma olhada!!
gostária de saber qual a cor certa para combinar carpete de madeira moquino com tapete de sala de jantar vidro preto e cadeira verde oliva com tabaco.
obrigada
obrigada vou realmente precisar de todas essas dicas