Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Algumas curiosidades sobre tapetes

Os tapetes são peças indispensáveis na decoração de uma casa. São também uma das formas mais fáceis de decorar ou renovar qualquer espaço e ambiente. Um bonito tapete dá harmonia restante decoração envolvente e torna possível criar um ambiente acolhedor, convidativo, mas também elegante.

Neste artigo vamos debruçar-nos sobre algumas curiosidades e factos interessantes sobre tapetes que poderá não conhecer.

Sabia que…

O tapete mais antigo no Mundo é conhecido como «Pazyryck». Este magnífico tapete encontra-se exposto no Hermitage Museum em Leninegrado na Rússia, onde pode ser visto por quem queira apreciar a sua beleza.  Está datado cientificamente como tendo 2.500 anos de idade e foi encontrado em 1947 na Sibéria pelo arqueólogo Russo Rudenko. O tapete tem as medidas de 190×210 cm feito com nós duplos (Turcos) contendo uns surpreendentes 347.000 nós/m2.

No entanto, alguns especialistaspensam que apesar de este ter sido o exemplar mais antigo até hoje descoberto, a verdade é que a excelente qualidade com que foi feito leva a crer que já existissem tapetes muito antes da data da descoberta.

O «Pazyryck», apesar do seu longo tempo de existência, encontra-se ainda em muito bom estado de conservação, pelo que é já considerado como uma preciosidade, que certamente faria as delícias de muitos coleccionadores e apreciadores de verdadeiras obras de arte.

Estudos indicam ainda que naquele tempo já se utilizavam os mesmos processos de confecção que podemos ver ainda hoje nos tapetes mais tradicionais.

Os tapetes persas têm uma origem também bastante antiga e interessante. São considerados por muitos como dos mais belos e antigos tapetes do mundo.Para quem possa adquirir um tapete persa antigo e verdadeiro, são considerados como objectos decorativos de luxo, embora a sua origem seja bem mais modesta.

No passado, estes tapetes eram vistos como uma forma de expressão artística, directamente associada à cultura persa. Os tapetes persas apresentavam bonitos e interessantes padrões artísticos, muitas vezes de cores vibrantes, e serviam como forma dos artesãos locais expressarem a sua arte, com desenhos geométricos  inspirados em insectos, plantas e raízes da região.

Contudo, estes tapetes tinham também uma função para além da decorativa e expressiva. Eram utilizados nos meses mais frios como uma forma de protecção contra o frio rigoroso que se fazia sentir na região. Eram por isso fabricados com materiais naturais, como lã de carneiro, cabra e camelo.

As cores utilizadas nestes tapetes não são usadas e escolhidas ao acaso, tendo por isso um forte simbolismo e um significado associado:

  • A cor branca simboliza o luto em parte do Oriente e por estar ligada à morte, pode também significar Paz, significado que partilha com o azul celeste.
  • O verde é considerada a cor da vida, imortalidade, sagrada para os Maometanos, rara nos tapetes Turcos até meados do século XX.  Por seu lado o vermelho, uma das cores mais usadas na confecção destes tapetes,  está directamente ligada à alegria e à vida.
  • O ouro, púrpura, azul-mongol e o amarelo são vistas como as cores do poder, enquanto que o rosa está ligado à sabedoria divina.
  • O castanho remete para a terra e fertilidade, enquanto o negro é pouco usado por acreditarem que ele traz a tristeza.


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.