Escolher a cor certa para os tapetes da casa é uma decisão tão importante quanto decidir a cor das paredes ou do mobiliário.
Dependendo do material com que o tapete é feito e do seu método de produção, um tapete pode perdurar na decoração por muitos e muitos anos, sendo por isso aconselhável que escolha a cor mais apropriada para cada tipo de ambiente.
Para poder fazer a escolha acertada é preciso ter em consideração fatores como a função que o tapete vai desempenhar, cores existentes na decoração da divisão e também o preço. Outro pormenor a que deve prestar atenção são os seus próprios gostos pessoais e preferências, mas graças à diversidade de cores de tapetes disponíveis no mercado, hoje em dia, este é o pormenor com que menos terá de se preocupar.
Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns critérios importantes para o ajudar na escolha da cor mais apropriada para um tapete em qualquer divisão.
Cor e tendências
Todos os anos novas tendências de cores são lançadas no mercado. Contudo, é preciso ter em conta que essas tendências são passageiras, mas que o tapete que tem na decoração da sua casa pode não ser. Torna-se por isso fundamental que dê preferência aos seus gostos pessoais e à harmonia na decoração, em detrimento de apenas escolher uma cor porque é a moda desse ano.
Quer seja em termos de paredes ou acessórios, tenha sempre em conta que a cor do tapete deve complementar e estar em sintonia com o restante ambiente. Os tons mais escuros são mais fáceis de limpar, porém podem dar um aspecto de envelhecido ou mesmo menos organizado ao ambiente. Por outro lado, as cores claras conferem um tom mais harmonioso à divisão. Do mesmo modo as cores quentes como vermelho, laranja e amarelo podem conferir uma sensação de “calor”, enquanto tonalidades neutras, como azul, verde, bege ou cinzas, conferem sensação de frescura.
Função do tapete
Um dos critérios mais importantes para a escolha da cor do tapete é saber qual será a função que este irá desempenhar na divisão. Divisões onde exista um maior tráfego de pessoas ou maior possibilidade de ocorrência de nódoas e sujidades, devem possuir tapetes de cores mais resistentes a este tipo de situações.
Tapetes de cor mais clara são complicados para manter sempre limpos, uma vez que qualquer nódoa fica evidenciada. Por esta razão, não devem ficar localizados em zonas de refeição, sendo uma opção apenas viável para quartos pouco utilizados e para casas sem crianças ou animais. Contudo, são a opção perfeita para criar a ilusão de maior amplitude no espaço.
Tapetes de cores escuras vão ajudar a criar a noção de um espaço mais pequeno, sendo por isso apenas aconselhados para divisões de maiores dimensões. Entre os benefícios destas cores está o fato de não se notarem poeiras na sua superfície, mas caso possua animais de pelo claro em casa, então esta não é certamente a melhor opção.
Lembre-se que deve também ter em conta os seus gostos pessoais. A cor do tapete deve estar também de acordo com a sua própria personalidade e com a atmosfera que pretende criar na divisão. Se estiver demasiado insegura e quiser jogar pelo seguro, então escolha um tapete bege. Esta cor combina facilmente tanto com cores mais claras, como uma parede branca, como com cores mais escuras, no caso de uma decoração com móveis escuros e paredes mais pesadas, por exemplo.