As azaléias são plantas muitos populares e bonitas, que podem ser plantadas em vaso no interior de apartamentos ou em jardins, onde são comummente utilizadas para formar cercas vivas. São plantas muito coloridas e de uma rara beleza, com um leque de cores que vai desde o vermelha ao rosa, passando pelo roxo, branco e combinações destas cores que formam flores mescladas.
Como acontece com outro tipo de plantas, também as azaléias precisam de alguns cuidados essenciais para se manterem saudáveis e belas. Conheça algumas informações básicas acerca destas maravilhosas plantas e quais os cuidados essenciais que deve ter para a sua perfeita manutenção.
Características e origem
A azaléia é uma planta com origem oriental, mais concretamente no Japão e China. Trata-se de um arbusto do género rhododendron, que apresenta flores de diferentes colorações e por isso é muito utilizado de forma decorativa ou para compor cercas floridas.
São plantas muito resistentes, que florescem inclusive no Inverno, conferindo um colorido especial a uma época do ano em que normalmente não impera a cor. São por isso plantas ideais para decorar o apartamento ou um jardim, uma vez que se mantêm floridas durante praticamente todo o ano.
Existem variedades menores, melhor adaptadas ao cultivo em vasos, e as maiores, que devem ser plantadas nos jardins. Resistem a condições bastante adversas e por isso são frequentemente plantadas em locais públicos e mais desprotegidos.
Cuidados essenciais
Alguns cuidados essenciais são necessários para manter as azaléias sempre bonitas. Destacamos os seguintes:
- Luz – É uma planta que necessita de bastante luminosidade para florescer, apreciando o sol das primeiras horas da manhã ou ao final da tarde. Por isso, quando plantada e mantida em apartamentos deve sempre ficar numa zona perto da luz, como varandas, terraços ou uma luminosa janela. O cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia.
- Regas – Na altura da floração a rega deve ser bastante frequente, necessitando o solo de estar sempre húmido. Fora da época de floração, as regas devem ser menos frequentes, mas o solo nunca deve ficar encharcado. Evite deixar um prato por debaixo do vaso. Faça pulverizações nas folhas e ramos da azáleia principalmente nos dias mais quentes e mais secos. Pulverize as folhas com água destilada ou água da chuva, mas nunca as flores da planta. A rega em excesso pode levar à proliferação de fungos.
- Humidade – As azaléias apreciam ambientes com bastante humidade. Se precisar de aumentar a humidade coloque a planta numa bandeja com cascalho e água. A água vai aumentar a humidade ao redor da planta, enquanto que o cascalho irá impedir que o vaso bóie na água.
- Temperatura – As azaléias gostam de salas frias com muita luz. Temperatura entre 10-15º C é o ideal, mas elas podem suportar temperaturas até abaixo de 3º C. O excesso de calor, por outro lado, pode provocar a queda das suas bonitas flores.
- Adubação – Não adube durante a floração. Fora da floração pode adubar a planta com adubo líquido para plantas com flor misturado na água da rega. São plantas que apreciam adubos ricos em fósforo, como o NPK 4-12-4.
gracias por los textos he aprendido un poco mas sobre la azaleia, y lo emplearé ya que tengo una hermosa azleia de color fuccia.
Muito bom!
<3
são muito lindas
espero saber cuidar delas!!!
Azaleias são mesmo muito lindas, porém, deve-se ter cuidado para mantê-las longe de animais, já que são tóxicas por conterem uma substância chamada euricacea, gerando alterações gastrointestinais como anorexia, depressão, sialorréia (animal fica babando), cólica, dificuldade em defecar, vômito. Tudo isso pode levar o animal à desidratação, colocando sua vida em risco.