Dê um toque de maior elegância à sua casa com uma decoração de inspiração italiana. Decorações inspiradas na beleza e cultura de Itália podem ajudar a transformar cada divisão da sua casa em espaços sofisticados.
Quer opte por um estilo mais campestre ou clássico, a decoração italiana vai buscar a sua inspiração às cores da natureza, fazendo uso de ricas texturas e uma palete de cores que faz o contraste entre os tons mais neutros e pequenos apontamentos de cores mais vibrantes.
Para o ajudar a decorar a sua casa dentro desta temática decidimos dar-lhe algumas dicas.
Cores e texturas
Na decoração mediterrânica e italiana predominam as cores inspiradas na própria natureza. Pastéis suaves e outras cores neutras são as mais populares, sendo essenciais para criar aquele ambiente campestre que nos vem à mente quando pensamos na bela Itália. Cores como dourado, amarelo, verde, vermelho e azul turquesa são cores perfeitas para conseguir este efeito. Estas cores devem ser utilizadas de forma bastante suave, nunca devendo ofuscar os móveis simples, peças centrais dos projetos de decoração italianos.
Na decoração italiana moderna as paredes são lisas, elegantes e limpas. Longe estão os dias de muita textura em paredes e pinturas monocromáticas. Contudo, nas decorações mais clássicas e tradicionais ainda se utilizam os frescos, embora a sua popularidade já não seja igual à de antigamente. Na próxima imagem podemos ver um bom exemplo de uma decoração com esta temática.
Ainda bastante utilizados são os ladrilhos e pequenos focos de destaque com cores mais vibrantes. Azulejos em terracota, num tom castanho alaranjado, são uma característica essencial na decoração italiana para pisos, paredes, telhados e cerâmicas. Impermeável e extremamente durável, a terracota irá adicionar aquele aspecto mediterrâneo tão característico à decoração da casa.
Materiais como o mármore são também muito utilizados na decoração italiana. A sua utilização é comum em pisos, mobiliário, bancadas, banheiros e entradas.
Tons terra predominam no design italiano e são muito influenciados pela paisagem local, campos agrícolas e belos dias de sol. O seguinte esquema ilustra na perfeição as tonalidades mais usadas para esta temática.
Mobiliário
O tradicional mobiliário renascentista italiano era habitualmente construído em madeiras como o carvalho, ébano, nogueira e no qual eram muitas vezes incluídas incrustações em marfim, mármore, madrepérola e até osso. Conjuntos de sala de jantar, armários, estantes, mobiliário de aspecto desgastado pelo tempo e pintados à mão são todos boas escolhas a considerar para trazer de volta algum do passado lendário da Itália.
Se prefere uma decoração menos tradicionalista e clássica, então opte pela mistura de elementos mais modernos, como sofás de couro estofados, poltronas e mobiliário de linhas mais simples, com iluminarias antigas do período da Renascença e acessórios que evoquem à glória antiga de Itália.
A decoração italiana incorpora muitos elementos naturais, desde tecidos ricos a acessórios em madeira e cerâmicas. Outro elemento muito utilizado nesta temática é o cobre, que pode usar com alguma criatividade na decoração da cozinha. Adicione mais cor ao chão de cada divisão com bonitos tapetes persas, que pode também aproveitar para decorar as próprias paredes, criando um ambiente muito acolhedor.
Muito linda! De invejar!
Muito linda! De invejar!
boas ideias e práticas para organizaruma cozinha.gosto
boas ideias e práticas para organizaruma cozinha.gosto