A juta é uma das fibras naturais mais resistentes e económicas. A sua popularidade no uso de tapetes e carpetes tem vindo a aumentar nos últimos anos, em grande parte ao inúmeros benefícios que este tipo de tapetes nos oferece. Tapetes de juta são duráveis, resistentes e muito baratos, para além de serem também confecionados com materiais inteiramente naturais e amigos do ambiente. A juta é por vezes combinada com outras fibras sintéticas para fazer tapetes e carpetes mais suaves, mas igualmente resistentes.
Origens
Os tapetes de juta são feitos com fibras naturais cultivadas há centenas de anos. A juta não é apenas usada para tapetes, é também matéria prima de cordas, panos para sacos e até roupas. As plantas de juta são originárias da Índia e de perto de países asiáticos, como é o caso do Bangladesh, no entanto, hoje em dia já são cultivadas um pouco por todo o mundo.
Benefícios dos tapetes de juta
- Os tapetes de juta têm imensas vantagens, entre elas o facto de serem, como já referimos, amigos do ambiente. As plantas de onde são extraídas as fibras para se fazerem este tipo de tapetes, crescem rapidamente, são benéficas para o solo e ao contrário de outras plantas, não requerem o uso de pesticidas nem fertilizantes durante o seu cultivo. Por estas razões, se é um fervoroso defensor do ambiente, então os tapetes de juta são a escolha ideal para si.
- Os tapetes de juta são também facilmente recicláveis e biodegradáveis, ao contrário dos tapetes de fibras sintéticas, especialmente os que são feitos com plástico.
- De entre todas as fibras naturais, as fibras de juta são as mais resistentes e fortes, não sendo por isso de estranhar que estes tapetes sejam utilizados para decorar qualquer tipo de divisão. São muito duráveis, mas nunca devem estar expostos a água ou muita humidade.
- A juta é uma fibra bonita e brilhante, quando tingida as suas cores mantém-se vivas durante muito tempo, embora o tapete não deva estar exposto a luz solar direta, principal responsável pelo desgaste da cor em qualquer tipo de tapete.
- Este tipo de tapetes são anti-estáticos, atraindo desta forma menos poeiras e pêlos que outro tipo de tapetes, em especial tapetes de fibras sintéticas.
Cuidados especiais
Ao contrário de tapetes de lã ou sintéticos, os tapetes de juta não podem ser limpos com água. Para os limpar pendure-os e sacuda para remover poeiras. Uma boa aspiração regular também deverá fazer parte da sua rotina de limpeza semanal. Se um tapete de juta ficar demasiado sujo, a opção mais indicada é recorrer a limpeza profissional especializada neste tipo de tapetes. Esta limpeza deverá sempre ser feita sem recorrer à utilização de água.
A prevenção é a melhor forma de manter a beleza destes tapetes. Evite colocar tapetes de juta em zonas demasiado movimentadas ou muito usadas. É também de evitar manter tapetes de juta em zonas de refeição ou propicias à ocorrência de nódoas, que podem manchar irremediavelmente as suas fibras.