Manter plantas em apartamentos torna a decoração destes espaços mais alegre e viva. Sendo as varandas e terraços um prolongamento do espaço já disponível no interior do apartamento, são locais perfeitos para manter plantas que apreciem luz solar directa. Por outro lado, como a decoração destes espaços é muitas vezes deixada para segundo plano ou até inexistente, as plantas são uma excelente forma de conferir mais cor e vivacidade a todos os cantos do imóvel.
E não precisa de muito para tornar o seu terraço ou varanda num verdadeiro jardim florido. Basta uma decoração repleta de flores, plantas cuidadas e muita imaginação para criar espaços e recantos de sonho.
Seguem-se algumas orientações de como efetuar o cultivo de plantas em terraços e varandas e quais os cuidados essenciais que precisa de ter para mantê-las sempre bonitas e saudáveis.
Em primeiro lugar, precisa fazer um planeamento cuidado de como quer que a varanda ou terraço fique. Lembre-se que se optar por plantas de diferentes alturas, formas e cores o efeito será mais alegre, natural e harmonioso. Contudo, tenha o cuidado de não cair em exagero, pois o efeito pretendido é um bonito jardim e não propriamente uma selva. Para além do tipo de plantas a utilizar na decoração, tenha também cuidado com os vasos. Estes podem variar em tamanho, mas devem manter sempre algo em comum, quer seja pela cor ou textura, de forma a tornar a decoração mais coesa e harmoniosa. Escolha de acordo com os seus gostos pessoais, mas também tendo em conta as próprias necessidades das plantas. Importante mesmo é que tenham furos para escoamento da água.
Na altura do cultivo e, caso opte por plantar as plantas no mesmo vaso, é preciso ter em atenção as suas necessidades de luz. Agrupe apenas no mesmo vaso plantas que tenham necessidades semelhantes. Primeiro plante a fila traseira, com plantas que cresçam a direito (30 a 50 cm). Depois as plantas mais baixas e as que se penduram na parte da frente. Deve também ter em conta o espaço necessário que cada variedade irá precisar para crescer de forma saudável e bonita.
Também o tipo de terra é um factor determinante para a saúde das suas plantas. Certifique-se que escolhe um solo com bastantes nutrientes, uma vez que as plantas que são cultivadas em varandas ou terraços precisam de mais nutrientes que outro tipo de plantas. Também terá de ser uma terra que drene bem a água e que acomode bem as raízes. Caso a rega seja uma dificuldade, pode optar-se por vasos com sistema de rega ou reservatório, para evitar perder as flores no Verão. Em relação ao adubo, as plantas de terraço e varanda apenas necessitam normalmente que à água da rega seja acrescentado um adubo líquido.
A rega deve ser feita logo pela manhã ou se preferir ao final do dia. Regue apenas o suficiente para manter a terra húmida, tendo cuidado com os encharcamentos, uma das principais razões para o apodrecimento das raízes e, consequentemente, morte prematura da planta. Tenha também em atenção que visto as plantas se encontrarem em varandas e terraços, também a água das chuvas as irá regar, sendo por isso fundamental que verifique sempre antes o estado da terra antes de proceder à rega.
Muito Lindo !!!!!!!
adoro receber as dicas de decoração, maravilhosas
Dicas maravilhosas.Amei….
Dicas maravilhosas.Amei….
LIndo…
adorei!!!agora preciso de cozinhas pequenas mas versatil
As dicas de decoração são ótimas! Adoorooooooo!!!!!!!!!!!
Adoro flores!!! São lindas e tornam o ambiente muito acolhedor!
digas muito boas, pois estou fazendo um pequeno jardim em minha casa.As informações me ajudaram bastante.
Gosto bastante das dicas de vcs, mas desculpe achei um pouco exagerado tanta planta junta.
Aqui nós mantemos vários vasos no quintal e alguns vasos floridos dentro de casa, nada de exagero, e nos finais de semana tem que por para fora.
Mas mesmo assim está lindo e exuberante.