A Clívia é mais uma planta perfeita para plantar em vaso e manter no seu apartamento. Muito resistente e colorida, torna-se fantástica para dar mais alegria e cor a qualquer ambiente, especialmente nos frios dias de inverno.
Mostramos-lhe agora algumas dicas para cuidar da bonita Clívia e quais os cuidados essenciais que deve ter para a manter sempre saudável e florida todo o ano.
Origem e caraterísticas
A Clívia, de nome científico Clivia Miniata, é uma planta com origem no Sul de África e pertencente à família das Amaryllidaceae. É uma planta herbácea, perene e rizomatosa, podendo atingir até 0,60 m de altura, mas com as flores atinge facilmente até 0,80 m de altura. As suas bonitas folhas de cor verde escura são estreitas e lisas, com cerca de 5 a 7 cm de largura e podem atingir até 1 metro de comprimento.
As suas flores são muito vistosas, tubulares de cor laranja vivo ou avermelhadas e com toques de amarelo. Duram poucos dias, porém são continuamente substituídas por outras, que mantém a planta florida por várias semanas. Após a floração os frutos que se seguem são do tipo baga carnosa com cerca de 20 sementes.
Entre as diversas variedades que são cultivadas, a mais comum é a Grandiflora. Foi descoberta e catalogada em 1850, tendo sido inicialmente cultivada em Inglaterra na época vitoriana, período em que se tornou muito popular como planta ornamental.
Mais rara é a variedade com flor de cor amarela, descoberta aproximadamente por volta de 1888 e denominada de Clívia Miniata Citrina.
Cuidados essenciais
A Clívia é uma planta ornamental que pode ser cultivada tanto em vaso, dentro do apartamento, como no exterior, em canteiros. Contudo, é necessário que tenha alguns cuidados essenciais para a manter sempre bonita. Destacamos os seguintes:
- Luz: A Clívia é uma planta que necessita de muita luz, embora esta luz nunca deva incidir diretamente sobre ela. Luz solar direta pode fazer com que as suas flores e folhas fiquem queimadas. Coloque-a num local da casa bem iluminado, mas com luz solar indireta. No exterior a Clívia prefere ficar a meia-sombra.
- Temperatura: É uma planta que prefere temperaturas amenas. A temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 20ºC. No entanto, consegue resistir a temperaturas muito baixas, sendo que a -2ºC começa a perder as suas folhas, que brotam novamente por altura da primavera. Não resiste a geadas.
- Regas: Regue de 2 a 3 vezes por semana, sem encharcar. Em época de floração, mantenha o solo sempre humedecido. Nos meses mais quentes de verão as rega poderá ser mais intensa, pois com a evaporação natural pode precisar de mais água.
- Solo: A Clívia precisa de um solo bem drenado. Pode utilizar a seguinte mistura: 2 partes de composto orgânico (folhas secas, gravetos); 1 parte de terra comum e 1 parte de areia grossa.
- Adubação: Durante a época de floração a planta deve ser adubada com fertilizante líquido, misturado na água da rega, de 15 em 15 dias.
Tudo muito lindo, sujestoes com plantas são sempre uma surpresa boa.
lindas
Quanto mais proximo da natureza mais perto de Deus.
Comprei uma planta e preciso saber como cuidar dela.
Ótimas dicas.
A minha muda de clivia agradece.
Não conhecia esta flor , será que é facil de conservar?
Clívia lindissima flor vou procurar e colocar na minha sala
já decidi usarei clivia…vlw
adorei saber que meu nome (clívia) também é o nome de uma planta rara,achei ela linda, vou procurar dessas pra ter em casa bem no meio da sala.
um abraço a todos do site.
Acho muito linda essa planta,afinal tenho o nome dela e sou apaixonada por meu nome,só não sei como conseguir uma pois moro em Salvador…se alguém souber como eu consigo uma me falem,eu agradeço desde já.
tenho uma clivia mas è raro dar flor tà dentro de casa ,serà que tenho que mudar de terra ?
minha sogra tem, fica do lado de fora tomando sol de manha, sempre dá flores e são lindas!!
elas ficam melhor quando em área externa .. a meia sombra..e interna só se for tipo próximo de uma janela.
Meu nome é cliviam, e todos me chamam de cliviam. Achei linda a planta e gostaria de cultiva-la, mas onde moro nao tem tais especiarias. No entanto, algumas de suas características são parecidas com minhas qualidades e características tbm.
Ja tenho esta Pelanta clivia à vinte anos é lindicima nao me quéro des fazer déla jas as l’éveil para Portugal e don felor