O Hibisco é uma planta de rara beleza e aspecto exótico, que pode ser mantida em apartamentos mediante alguns cuidados. O cultivo de Hibisco em vasos não é uma tarefa complicada, sendo apenas preciso ter atenção a algumas regras essenciais para manter este tipo de plantas saudáveis. Na verdade, quando bem cuidadas podem durar por vários anos em vasos, até décadas.
O Hibisco é também uma planta que produz flores muito belas, usadas em alguns países para fins medicinais. Neste artigo vamos mostrar-lhe como mantê-lo nas melhores condições, para que o possa manter na decoração do seu apartamento por muito tempo.
Origem e características
O Hibisco pertence à família das málvaceas. É originário da Ásia e conta já com mais de 220 variedades diferentes. Em Portugal podem-se ver diversas plantas de Hibisco, sobretudo na ilha da Madeira. No Brasil, a variedade mais comum nos jardins brasileiros é o Hibiscus rosa-sinensis.
O Hibisco é um arbusto perene que produz flores grandes. As cores das suas flores podem ir do branco ao vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. As flores que produz têm, no entanto, vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias. A sua floração em climas continentais ocorre no verão, mas em climas tropicais e mais húmidos pode dar-se durante todo o ano. No começo da Primavera, e para que a planta dê mais flores, convém poda-la.
Cuidados essenciais
Este tipo de plantas prefere solos bastante húmidos e bem drenados, de preferência que sejam férteis e ricos em matéria orgânica. Em geral o solo deve estar fresco sem ser encharcado. Durante a floração, deve-se fornecer fertilizante líquido para plantas de flor uma vez por mês. Manter a planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas.
O Hibisco precisa de estar num local da casa muito bem iluminado, suporta bem sol direto, mas este deve ser evitado nas horas de maior calor durante o Verão. Prefere temperaturas entre os 13 e os 21º C, não sobrevivendo a temperaturas demasiado frias ou geadas.
São plantas que precisam de bastante água nos meses mais quentes de verão, altura em que deverá fazer uma rega diária (duas vezes ao dia, pela manhã e ao final da tarde), procurando que a terra se mantenha sempre húmida, mas evitando encharcamentos. Pode também pulverizar as folhas para manter a humidade da planta. Nos meses mais frios a rega deverá ser mais espaçada, bastando regar uma vez ao dia. No Inverno evite também regar o Hibisco com água muito fria, dando preferência a uma rega com água da chuva.
Pragas
Para manter toda a beleza do Hibisco, é fundamental verificar com frequência se a plante tem insectos, tais como afídios, mosca branca e cochonilha. Pode reduzir o dano provocado pelo tratamento com insecticidas e pesticidas (próprios para plantas) regando a planta com abundância antes de os aplicar. Em geral é aconselhável aplicar o tratamento de manhã cedo ou ao fim do dia quando as temperaturas estão abaixo dos 26º C. O produto deverá ser aplicado em ambos os lados das folhas do Hibisco seguindo sempre as indicações do fabricante.
lindos ….
a partir de hoje vamos publicar matérias sobre plantas!
amo plantas qualquer especie.
lindass