A camélia é uma planta de aspecto exótico, que produz flores de rara beleza e que quando bem tratada pode durar por vários anos. De folhagem brilhante e flores belas e delicadas, pode ter tonalidades que vão desde o branco ao apaixonado vermelho veludo. Algumas variedades são, inclusive, bicolores.
A camélia é cultivada em quase qualquer parte do mundo e adapta-se tanto a climas temperados como tropicais. São por isso ideais para plantar em jardim ou mesmo em vaso no apartamento, que poderá manter no interior de casa ou no terraço.
Origem e características da Camélia
A camélia é uma planta de origem oriental. Chegou à Europa pelas mãos dos jesuítas, tendo o próprio nome origem no padre jesuíta Camellus, que viveu no século XVII. Esta planta de nome científico Camellia japônica, é na realidade um grande arbusto, que apresenta enormes flores multicoloridas e que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.
Existem mais de 80 espécies diferentes desta planta. O formato das suas flores depende da variedade a que pertencem. Entre as mais comuns encontram-se as que produzem flores simples e que têm a corola com cinco pétalas e muitos estames em grupos. As duplas e semi-duplas têm mais pétalas, são também mais fechadas e podem parecer-se com as peónias ou as rosas. As folhas da Camélia são consistentes, ovaladas e com bordas dentadas, terminam em ponta, num tom verde-escuro brilhante, com o avesso mais pálido.
Cultivo e cuidados essenciais
A Camélia desenvolve-se melhor quando plantada em locais onde apanhe bastante luz, tendo-se no entanto o cuidado de que a luz não seja direta durante todo o dia, pois apenas precisam de algumas horas de sol direto. Em zonas com climas mais quentes, deverá ser plantada à meia-sombra.
A altura ideal para o cultivo das camélias é a fase em que as temperaturas já não estão muito elevadas, sendo a sua a época de floração ideal na altura do Outono e Inverno.
O solo para o cultivo da Camélia deve ser muito rico em material orgânico e de preferência ter um pH ácido. Poderá consegui-lo adicionando uma camada de terra de urze, terra de castanho ou turba amarela, que se encontram disponíveis em lojas de jardinagem. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem do solo. A adubação deverá ser feita logo após a floração. Pode adquirir adubo específico para este tipo de planta também em qualquer loja de jardinagem.
A camélia é muito sensível a aquecimentos, pelo que para a manter saudável no apartamento deverá optar por locais mais frescos e húmidos. O ambiente ideal deve ser mantido com uma humidade superior a 60% e temperatura entre 5-12ºC.
Nos períodos mais quentes do ano, como é o caso do Verão, a rega deve ser regular, enquanto no Inverno deverá ser mais moderada. Durante a floração deve receber pouca quantidade de água, para que os pedúnculos se formem fortes e suportem o peso do “botão” da flor. Sempre que possível use a própria água da chuva para a rega, pois não possui calcário.
A época perfeita para a poda da Camélia é logo após a sua floração. Deverá ir cortando por cima da segunda ou terceira gema, desde o início do rebento. Desta forma, no ano seguinte, vão surgir mais rebentos que por sua vez vão produzir mais flores.
Interessante, pois tenho um vaso de camélia que nunca deu flor.
Vou podá-la, já tentei colocar adubo e espero ver o resultado , com flor.
Já tenho há 3 anos e está na varanda, com lugar iluminado e sol da parte da manhã. Como o clima aqui no Brasil é tropical e moro perto do mar,talvez ela goste mais do frio.
Obrigada pelo artigo.
Rosa P. Luna
… eu tinha uma muda tb, há 6 anos. Por todo este tempo, podei e adubei. Sempre mantive em lugar iluminado… hidratada. Nesta primavera apareceram sua primeiras flores!!!!
… tempo: santo remédio!
Beijos, TT
adoro estas ideias
obrigado e bom natal
Boa Tarde,
Eu adorei o arranjo..eu plantei um galho da camélia e plantei, será que irá pegar/
Muito obriada, Sandra