Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Camélia

A camélia é uma planta de aspecto exótico, que produz flores de rara beleza e que quando bem tratada pode durar por vários anos. De folhagem brilhante e flores belas e delicadas, pode ter tonalidades que vão desde o branco ao apaixonado vermelho veludo. Algumas variedades são, inclusive, bicolores.

A camélia é cultivada em quase qualquer parte do mundo e adapta-se tanto a climas temperados como tropicais. São por isso ideais para plantar em jardim ou mesmo em vaso no apartamento, que poderá manter no interior de casa ou no terraço.

Origem e características da Camélia

A camélia é uma planta de origem oriental. Chegou à Europa pelas mãos dos jesuítas, tendo o próprio nome origem no padre jesuíta Camellus, que viveu no século XVII. Esta planta de nome científico Camellia japônica, é na realidade um grande arbusto, que apresenta enormes flores multicoloridas e que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.

Existem mais de 80 espécies diferentes desta planta. O formato das suas flores depende da variedade a que pertencem. Entre as mais comuns encontram-se as que produzem flores simples e que têm a corola com cinco pétalas e muitos estames em grupos. As duplas e semi-duplas têm mais pétalas, são também mais fechadas e podem parecer-se com as peónias ou as rosas. As folhas da Camélia são consistentes, ovaladas e com bordas dentadas, terminam em ponta, num tom verde-escuro brilhante, com o avesso mais pálido.

Cultivo e cuidados essenciais

A Camélia desenvolve-se melhor quando plantada em locais onde apanhe bastante luz, tendo-se no entanto o cuidado de que a luz não seja direta durante todo o dia, pois apenas precisam de algumas horas de sol direto. Em zonas com climas mais quentes, deverá ser plantada à meia-sombra.

A altura ideal para o cultivo das camélias é a fase em que as temperaturas já não estão muito elevadas, sendo a sua a época de floração ideal na altura do Outono e Inverno.

O solo para o cultivo da Camélia deve ser muito rico em material orgânico e de preferência ter um pH ácido. Poderá consegui-lo adicionando uma camada de terra de urze, terra de castanho ou turba amarela, que se encontram disponíveis em lojas de jardinagem. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem do solo. A adubação deverá ser feita logo após a floração. Pode adquirir adubo específico para este tipo de planta também em qualquer loja de jardinagem.

A camélia é muito sensível a aquecimentos, pelo que para a manter saudável no apartamento deverá optar por locais mais frescos e húmidos. O ambiente ideal deve ser mantido com uma humidade superior a 60% e temperatura entre 5-12ºC.

Nos períodos mais quentes do ano, como é o caso do Verão, a rega deve ser regular, enquanto no Inverno deverá ser mais moderada. Durante a floração deve receber pouca quantidade de água, para que os pedúnculos se formem fortes e suportem o peso do “botão” da flor. Sempre que possível use a própria água da chuva para a rega, pois não possui calcário.

A época perfeita para a poda da Camélia é logo após a sua floração. Deverá ir cortando por cima da segunda ou terceira gema, desde o início do rebento. Desta forma, no ano seguinte, vão surgir mais rebentos que por sua vez vão produzir mais flores.



4 Comments

  1. Rosa Pangaio Luna 8 de Agosto de 2011
    • Tereza Bittencourt 30 de Setembro de 2011
  2. maria alcina parreia 13 de Dezembro de 2011
  3. Sandra Eugênia de Oliveira de Oliveira Moura 18 de Julho de 2013

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.